Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de fevereiro de 2016
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A frase emblemática do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki sobre puxar uma pena e encontrar uma galinha é sinal de que a Operação Lava-Jato ainda dá passos seguros dentro de um galinheiro de corrupção. Nada menos que 200 funcionários da Petrobras, entre apadrinhados políticos e servidores de carreira, estão na mira da Polícia Federal. É a turma que dava suporte para as falcatruas dos ex-diretores e lobistas que já estão presos ou com tornozeleiras em casa. Pode faltar camburão para futuras fases.
Abre o olho, Japonês
Newton Ishii, o “Japonês da Federal”, agente chefe da carceragem da Lava-Jato em Curitiba (PR), está de férias. Mas no cargo sob liminar, não deve voltar aos holofotes.
Na moita
O deputado federal Fernando Francischini (SD-PR) garante a próximos que o “Japonês da Federal” será candidato a vereador pelo Solidariedade em Curitiba. O Japa desmente a amigos.
Cara-crachá
A Polícia Legislativa do Congresso redobrou a atenção sobre a entrada nos pórticos anti-metais. Não só por ameaças de armas. Cresceu a apreensão de crachás falsificados.
Gastão & Pros
Ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal, Gastão Vieira recebeu convite do Pros para se lançar a prefeito de São Luís (MA) e depois a presidente da República em 2018. O cacique acha potencial. O presidente do Pros, Eurípedes Júnior, ofereceu a estrutura da legenda no Estado. Gastão vai fazer pesquisas na praça para sondar a popularidade.
Descolando
Expoentes do Pros acreditam que Gastão pode ser um bom nome e sua migração para o partido afasta sua imagem da desgastada família Sarney, embora o político ainda seja amigo do clã. Conta também o bom trânsito suprapartidário de Gastão.
Que corte?
Cresce a cobrança sobre a presidente Dilma Rousseff para tirar do papel os cortes anunciados há cinco meses. Diante da saraivada de críticas, a petista ordenou aos líderes da base que apressem a votação do decreto que reduz o salário dela e dos ministros em 10%.
Ironia
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ironiza a demora do governo: “Já era para estar pronto. Quando estiver, coloco para votar, sem problema nenhum”.
Lei do Silêncio
Partiu da presidência da Câmara a ordem para que servidores terceirizados da Casa evitem emitir opinião sobre o inferno político de Cunha.
Vem grana aí?
Na solenidade de posse da nova diretoria do Sindifisco Nacional, o secretário-geral da Receita Federal revelou que os servidores terão boa notícia amanhã. A classe reivindica reajuste salarial. O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) foi testemunha.
Afago do chefe
Uma amostra de como Cunha se segura no cargo também pelo apoio da massa dos servidores. No fim do ano, ele assinou cartões com recados peculiares para muitos deles, mostrando que os conhece.
Pressão total
Familiares da mulher do marqueteiro João Santana, Monica Moura, estão preocupados com a sua saúde. A madame Moura tem pressão alta, toma remédios regularmente e divide uma cela bem apertada com duas sentenciadas.
Cuba capitalista
A visita do presidente Barack Obama a Cuba dia 21 de março já lotou todos os hotéis, pousadas e casas de famílias transformadas em pensões num raio de 100 quilômetros em torno de Havana.
É que…
A época coincide com a temporada de europeus, canadenses e americanos fugindo do inverno do Hemisfério Norte.
Ponto Final
Para os brasileiros que querem acompanhar diariamente as prévias da disputa à Presidência nos EUA e a visita de Obama a Havana, será lançado nesta semana o Portal de Notícias conexaointernacional.com.
Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.