Segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de maio de 2019
Uma solenidade especial no Palácio Piratini homenageou, na manhã dessa quinta-feira, os 23 atletas gaúchos de oito modalidades (incluindo três competidores paraolímpicos) que participarão dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru). A competição será realizada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
“Vocês mostram aos jovens uma alternativa a outras opções menos saudáveis que competem pela atenção deles. Tenham a certeza de que não estarão sozinhos no evento”, enalteceu o governador Eduardo Leite.
Já o titular da Secretaria do Esporte e Lazer (reativada nesta gestão do Executivo estadual), João Derly, relembrou a própria trajetória como atleta e medalhista de ouro no judô – categoria meio-leve – no Pan do Rio de Janeiro, em 2007: “A competição é um importante instrumento de fortalecimento dos atletas, que também serve como preparação e avaliação para os campeonatos mundiais e os jogos olímpicos”.
A cerimônia contou, ainda, com a presença de secretários de Estado, parlamentares e representantes de entidades esportivas. Em sua manifestação, a judoca Mayra Aguiar, campeã mundial e medalhista olímpica, agradeceu o reconhecimento: “É importante saber que temos o apoio do governo e do povo gaúcho. Nossos atletas são bons, temos muitos títulos e façanhas”.
Gaúchos no Peru
– Aléxia Castilhos (judô);
– Almir Junior (atletismo);
– Anderson Henriques (atletismo);
– Daniel Borges Cagnin (judô);
– Edson Isaías Freitas da Silva (canoagem);
– Gabriela Cecchini (esgrima);
– Geórgia Furquim Bastos (tiro esportivo);
– Guilherme Toldo (esgrima);
– Janice Gil Teixeira (tiro esportivo);
– Leonardo Gonçalves (judô);
– Marcelo Fedrizzi Demoliner (tênis);
– Marcos Scolaro (canoagem);
– Mariana Nelz Pistoia (esgrima);
– Mayra Aguiar da Silva (judô);
– Nathália Brígida (judô);
– Rafael Macedo (judô);
– Roberto Schmits (tiro esportivo);
– Samuel Reis Albrecht (vela);
– Vitória Guerra (ginástica rítmica);
– Viviane Jungblut (natação);
– Maria Carolina Santiago (natação paraolímpica);
– Maria Dayanne da Silva (natação paraolímpica);
– Susana Schnarndorf (natação paraolímpica).
Evento bilionário
Com provas em 424 modalidades e um investimento de US$ 1,2 bilhão, a edição 2019 dos Jogos Pan-Americanos de 2019 promete ser uma das maiores da história do evento, realizado de quatro em quatro anos desde 1951 – o Brasil foi o anfitrião em duas oportunidades (1963 e 2007).
Tanto a cerimônia de abertura, em 26 de julho, como a de encerramento, em 11 de agosto, serão realizadas no Estádio Nacional do Peru, com capacidade para receber até 50 mil pessoas.
(Marcello Campos)