Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os brasileiros estão assistindo mais TV do que nunca, aponta uma pesquisa de audiência

Compartilhe esta notícia:

Média diária é de sete horas e 42 minutos dedicados à TV aberta. (Foto: Reprodução)

Cada vez menos o público jovem tem assistido à televisão no País. Apesar dessa retração, o número de horas que o brasileiro passa diante do televisor nunca foi tão alto. A contradição, que mostra um envelhecimento do espectador, foi apontada pelo mais recente levantamento sobre o assunto, divulgado pela empresa de pesquisas Kantar Ibope Media, que mede a audiência da TV no Brasil.

De acordo com a Kantar, a faixa etária que vai dos 4 aos 24 anos correspondia, no primeiro semestre de 2014, a 30% do público de todo o País. No mesmo período de 2017, esse índice caiu para 24,5%. Já o índice de espectadores com mais de 50 anos de idade, que em 2014 equivalia a 28,8%, atualmente chega a 36,7%.

“A TV não morreu, ela está só tendo filhos”, ironizou Giovanna Alcantara, diretora comercial regional da Kantar Ibope. Os “filhos”, nesse caso, são as outras telas pelas quais o público costuma acompanhar conteúdos, como celulares, tablets e computadores.

A fuga dos mais jovens não provocou a derrocada da televisão. Pelo contrário: no primeiro semestre de 2014, a TV aberta era vista, em média, por sete horas e dez minutos diários. Já em 2017, o aumento foi de mais de meia hora, passando a sete horas e 42 minutos. A TV paga também cresceu: das quatro horas e 38 minutos, em três anos passou para quatro horas e 52 minutos.

Fenômeno

O crescimento das horas passadas em frente à programação televisiva acompanha o avanço da chamada “segunda tela”: na avaliação da Kantar Ibope, 32% dos brasileiros que acessam simultaneamente TV e internet fazem comentários da programação que assistem, por meio de recursos como as caixas de diálogo e postagem em redes sociais, dentre elas o Facebook, o Twitter e o Instagram.

As atrações mais comentadas – 32% do total de atividades – são os chamados “Reality shows”, com destaque para atrações como o MasterChef, programa que tem como foco os dramas de aspirantes a chefe de cozinha, em meio a uma competição culinária. Em segundo lugar aparecem as novelas, com um índice de 30%.

“Os conteúdos atuais precisam navegar por todas as plataformas, funcionando como uma espécie de ‘multitela’, de forma que permitam ultrapassar os limites tradicionalmente estabelecidos pelos meios de comunicação”, ressalta Giovanna, reiterando o aspecto multiplataforma das novas tecnologias. “Principalmente nos últimos cinco anos, começamos a viver intensamente uma revolução em todo o planeta. Mas, independentemente do aparelho utilizado, a qualidade do conteúdo ainda é o aspecto mais valorizado pelo espectador.”

Os dados da Kantar Ibope foram apresentados em evento especial durante a MAX (Minas Gerais Audiovisual Expo), em Belo Horizonte (MG). A feira, que tem como tema o fomento à produção criativa brasileira, prossegue até este sábado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sem BNDES, fornecedora de sondas da Petrobras terá socorro bilionário
Novalfem gera protestos ao associar cólica menstrual a “mimimi”
https://www.osul.com.br/os-brasileiros-esta-assistindo-mais-tv-do-que-nunca-aponta-uma-pesquisa-de-audiencia/ Os brasileiros estão assistindo mais TV do que nunca, aponta uma pesquisa de audiência 2017-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar