Sábado, 15 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de janeiro de 2020
Com 1,236 milhão de unidades emplacadas em 2019, o Toyota Corolla é mais uma vez o carro mais vendido do mundo. O modelo japonês teve a primeira geração lançada em 1966 e já está próximo da casa dos 50 milhões de carros vendidos. O ranking finalizado de 2019 foi divulgado pela consultoria Focus2Move. Além do Corolla, duas picapes brilharam no ano passado.
A picape Ford F-Series confirmou o segundo lugar, que conquistou em 2016. Somente ela e o líder venderam mais de 1 milhão de unidades em 2019. Nos Estados Unidos, seu mercado, a Ford F-Series é líder há 45 anos. É possível que a montadora americana volte a comercializar o veículo no Brasil, especialmente pelo avanço da FCA no segmento. A RAM Pick-up deu um salto espetacular e passou do 11º para o sétimo lugar, com 17,4% de crescimento.
Já a maior queda entre os líderes foi o Volkswagen Golf, que está mudando de geração na Europa. Isso sempre afeta as vendas. O Golf despencou do sexto para o nono lugar. Num ano ruim para os principais carros da Volkswagen, o Tiguan também caiu (de quinto para sexto) e o Polo saiu do top 10, passando de oitavo para 11º lugar.
Terceiro colocado no ranking, o Toyota RAV4 manteve-se como o SUV mais vendido do mundo. Ao longo da década, o RAV4 teve uma ascensão incrível, subindo 14 posições. Somente dois carros entre os dez mais vendidos são fabricados no Brasil, exatamente os eternos rivais Toyota Corolla (primeiro) e Honda Civic (quarto).
Além dos dois japoneses, apenas oito carros fabricados no Brasil ocupam a lista dos 50 mais vendidos do mundo: VW Polo (11º), Hyundai Tucson (14º), Mercedes Classe C (19º), Toyota Yaris (23º), Jeep Compass (38º), BMW Série 3 (39º), Ford EcoSport (44º) e Honda HR-V (47º). Veja abaixo a lista divulgada pela Focus2Move.
Top 10 carros 2019: 1. Toyota Corolla; 2-Ford F-Series; 3-Toyota RAV4; 4-Honda Civic; 5-Honda CR-V; 6-Tiguan; 7-Pick-up; 8-Toyota Camry; 9-VW Golf; 10-Chevrolet Silverado.
Briga é pela vice-liderança no Brasil
O Hyundai HB20, que acaba de ser renovado e disputa com o Ka a vice-liderança no ano (com 93.911 emplacamentos desde janeiro), amargou a quinta colocação no mês. Ficou atrás do sedã Onix Plus, que foi alvo de recall por risco de incêndio.
Em dezembro, além da definição da briga entre Ka e HB20 pelo segundo lugar no “pódio” das vendas, vão aparecer os números do Onix na nova geração, que foi apresentada em setembro, mas só começa agora a chegar às lojas. Ela conviverá com a antiga e também com o Joy.