Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos liberam exploração de petróleo na Venezuela com licenças para cinco petrolíferas

Compartilhe esta notícia:

Governo do presidente Donald Trump emite autorizações especiais e, na prática, acaba com sanções à exploração petrolífera no país

Foto: Molly Riley/The White House
(Foto: Molly Riley/The White House)

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (13) duas licenças gerais que permitem a cinco empresas petrolíferas multinacionais retomarem as operações na Venezuela sem sanções. As cinco beneficiárias são a Chevron, com sede nos EUA, a italiana Eni, a espanhola Repsol e as britânicas BP e Shell.

“Todas as transações” dessas empresas relacionadas ao setor petrolífero venezuelano estão autorizadas, assim como contratos para “novos investimentos no setor de petróleo e gás” para todas as empresas interessadas em fazer negócios no país sul-americano, diz o comunicado.

Após uma operação militar do governo americano ter retirado do governo, capturado e levado para uma prisão nos EUA o presidente venezuelano Nicolás Maduro, o governo Trump tem atuado próximo à presidente interina Delcy Rodríguez.

Desde 2019, a exploração de petróleo na Venezuela estava sob embargo do governo americano, o que impedia petrolíferas dos EUA e multinacionais ocidentais de atuarem no país. Apenas a americana Chevron tinha uma licença especial para uma produção local de petróleo.

Rússia e China eram os principais compradores de petróleo venezuelano, mas a indústria local opera com baixíssima produtividade, após décadas de baixos investimentos.

A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e, em 1997, chegou a responder por quase 5% da produção global da matéria-prima. Grandes refinarias instaladas nos EUA, sobretudo na costa do Golfo do México, foram construídas com a premissa de processarem o petróleo venezuelano, ou seja, são adequadas a este tipo de óleo, mais pesado. (Com informações de O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Avaliação aponta que Porto Alegre reduziu defasagem escolar em mais de 40%
Saiba como será o funcionamento dos serviços durante o Carnaval no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x