Quarta-feira, 20 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos rejeitam nova proposta de paz do Irã, diz site

Compartilhe esta notícia:

Segundo Axios, governo de Donald Trump considerou nova proposta entregue pelo Irã nesta segunda-feira como insuficiente

Foto: Divulgação/Guarda Revolucionária do Irã
O conflito envolvendo EUA, Israel e Irã iniciou em 28 de fevereiro. (Foto: Divulgação/Guarda Revolucionária do Irã)

Os Estados Unidos rejeitaram nesta segunda-feira (18) uma proposta do Irã para o fim da guerra no Oriente Médio, segundo disseram fontes do governo norte-americano ao site de notícias dos EUA Axios.

Mais cedo, Teerã entregou aos EUA, por meio do mediador Paquistão, uma nova proposta com retificações ao texto original apresentado por Washington. No entanto, o governo do Donald Trump achou os pontos insuficientes, ainda de acordo com o Axios.

As fontes afirmaram que a Casa Branca achou que a nova proposta não representa uma melhoria significativa e é insuficiente para um acordo definitivo de paz. O governo iraniano não divulgou os pontos de sua nova proposta, mas, segundo fontes de Teerã disseram à agência de notícias Reuters, o texto propõe: o fim permanente da guerra;
o levantamento das sanções dos EUA ao Irã; a reabertura do Estreito de Ormuz e a liberação de todos os fundos bloqueados.

Não há informações sobre se o programa nuclear uraniano, um dos principais pontos de discórdia entre os dois lados, está na nova proposta.

Tempo se esgotando

Mais cedo, uma fonte do governo paquistanês ouvida pela agência de notícias disse que EUA e Irã estão “mudando suas regras do jogo” nas negociações e disse que “não temos mais muito tempo” antes de que as conversas fracassem de vez.

No domingo (17), o próprio Donald Trump afirmou que “o tempo está se esgotando” nas negociações. As fontes ouvidas pelo Axiso afirmam também que o presidente norte-americano considerava cancelar as negociações e retomar a guerra caso a nova proposta do Irã não agradasse Washington.

Já o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei, afirmou nesta segunda-feira que Teerã estava preparada para todos os cenários.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cantora Shakira é absolvida de fraude fiscal na Espanha e receberá reembolso de mais de R$  350 milhões
Desenrola Brasil 2.0: Serasa e Correios firmam parceria para ampliar negociações de dívidas
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x