Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos testaram um míssil balístico intercontinental

Compartilhe esta notícia:

A Força Aérea americana confirmou em comunicado que teste foi um sucesso. O teste já estava previsto. (Foto: Reprodução)

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira (25) ter lançado com sucesso um míssil balístico intercontinental Minuteman III da base de Vandenberg, na Califórnia.

O Comando de Ataque Global da Força Aérea informou que o míssil foi lançado às 05h26min (horário local).

“Um teste é confiável se o míssil é lançado, segue seu curso por um trajeto seguro determinado, se as equipes funcionam corretamente, se colhem os dados e se a zona de impacto (…) corresponde ao alvo previsto”, destaca o comunicado.

Embora o míssil “tenha alcançado o alvo desejado”, os testes e a análise de dados não serão publicados”, acrescentou a instituição.

O teste, o primeiro neste ano, estava previsto há bastante tempo.

Apesar do final da Guerra Fria, Estados Unidos têm ainda centenas de mísseis Minuteman III armazenados em todo os Estados Unidos.

Nos próximos 20 anos, a Força Aérea planeja modernizar os Minuteman III e substituí-los por um novo míssil conhecido como a “dissuasão estratégica terrestre”, o GBSD, na sigla em inglês.

Síria

Os Estados Unidos lideraram recentemente um ataque com mísseis contra o regime de Bashar Al Assad, na Síria. O objetivo, segundo o presidente americano, Donald Trump, foi atingir armazéns de produção e armazenamento de armas químicas.

Três alvos foram atingidos. A operação foi em resposta ao suposto uso de armas químicas contra a população na cidade síria de Douma, na semana retrasada. Os EUA, a França e o Reino Unido acusam o presidente Assad pelo ataque químico. O governo sírio nega ter usado armas químicas e diz que as alegações foram fabricadas.

Para a retaliação, os EUA optaram novamente pelos mísseis Tomahawk – que Washington vem usando há mais de 20 anos quando precisa realizar um ataque à distância com um bom grau de precisão.

Washington usa os Tomahawks quando precisa fazer ataques de uma distância segura.

Os mísseis podem alcançar alvos a até 1,6 mil quilômetros de distância. Desenhados para voar a baixas altitudes, chegam à velocidade de 885 km/h – ou seja, conseguem atingir a distância máxima em até duas horas.

Cada míssil mede mais de seis metros de comprimento e pesa cerca de uma tonelada e meia. As ogivas (cargas explosivas) pesam até 454 kg.
Usando tecnologia GPS para se guiar pelo terreno, o equipamento tem alta precisão. Embora possa falhar – com consequências trágicas – sua margem de erro estimada é de 10 metros.

O míssil em geral é lançado do mar – de navios ou submarinos.

Chris Harmer, analista de defesa e ex-oficial da marinha americana, disse ao jornal The Washington Post que a potência explosiva dos Tomahawks é menor que a de outros artefatos explosivos lançadas de aviões tripulados, mas que isso importa pouco se o objetivo da missão é destruir aviões em terra ou deixá-los incapacitados.

O míssil é produzido pela Raytheon Company, um conglomerado norte-americano de indústrias do setor de armamentos e equipamentos eletrônicos para uso militar.

É a maior produtora mundial de mísseis guiados, embora já tenha anunciado que pretende diversificar os negócios. A empresa esteve envolvida em polêmicas sobre espionagem industrial e roubo de dados.

Segundo a Raytheon, o Tomahawk é o “míssil guiado mais avançado do mundo” e foi usado mais de 2 mil vezes em combate.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Confiança do setor da construção é a maior desde agosto de 2015
Estado Islâmico reivindica ataque que matou padre em igreja na França
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-testaram-um-missil-balistico-intercontinental/ Os Estados Unidos testaram um míssil balístico intercontinental 2018-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar