Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os fãs fazem longas filas para se despedir da rainha do Soul, Aretha Franklin

Compartilhe esta notícia:

Despedida: a cantora usa sapatos vermelhos Louboutin. (Foto: Reprodução)

Fãs de Aretha Franklin fazem longas filas desde a terça-feira para homenagear a lendária cantora americana, que é velada com seu caixão aberto em Detroit, no início de uma cerimônia que durará quatro dias.

Amada por milhões de pessoas em todo o mundo, a “Rainha do soul” morreu em 16 de agosto, concluindo uma extraordinária carreira de seis décadas que a transformou em uma das artistas mais célebres dos Estados Unidos, igualmente admirada por seu trabalho em favor dos direitos civis.

Na terça-feira, um cortejo de homens com luvas brancas trasladou seu caixão de ouro ao Museu de História Afro-americana Charles H. Wright, onde fãs acamparam a noite toda para dar o último adeus a Aretha. A cantora veste roupas e sapatos vermelhos Louboutin, com as pernas cruzadas.

Espera-se que milhares de pessoas desfilem ante a diva nos dois primeiros dias, ao que seguirá um homenagem na Igreja Batista de New Bethel de seu pai, nesta quinta-feira.

Nos outros dois dias o corpo seguirá para um velório fechado para a família, na igreja Greater Grace Temple — mesmo local onde Aretha cantou em homenagem a Rosa Parks, morta em 2005.

O ato final da homenagem será realizado na sexta-feira (31). Também em Detroit, a cerimônia de sepultamento contará com apresentações especiais de artistas como Stevie Wonder, Jennifer Hudson, Chaka Khan, entre outros. O evento só poderá ser acessado por convidados, mas terá transmissão ao vivo por streaming (realizado pela agência AP) e dos canais americanos CNN e Fox News.

A cantora de gospel, soul e R&B, que morreu aos 76 anos, influenciou gerações de cantores com sucessos inesquecíveis como “Respect” (1967), “Natural Woman” (1968) e “I say a liittle prayer” (1968).

Aretha viveu a maior parte de sua vida em Detroit, a Cidade do Motor e lar da Motown Records, a primeira gravadora com um dono negro que ganhou fama nacional e ajudou a quebrar os preconceitos raciais.

Em 2005, recebeu a medalha presidencial da liberdade, a maior honra para um civil nos Estados Unidos, das mãos do então presidente George W. Bush.

Em 2010, sofreu graves problemas de saúde, mas continuou se apresentando até o ano passado. Seu último show em público aconteceu em novembro de 2017, em Nova York, para arrecadar fundos para a fundação de luta contra a aids de Elton John.

Franklin morreu rodeada de familiares e entes queridos, após uma batalha contra o câncer no pâncreas.

Aretha cantou pela última vez em novembro de 2017, num evento da Fundação Elton John contra a Aids, em Nova York. Sua última apresentação para o público, porém, foi na Filadélfia, três meses antes. Em função da piora na saúde, anunciou sua aposentadoria dos palcos.

Eleita a “maior cantora de todos os tempos” pela revista “Rolling Stone”, ela ganhou 18 Grammys, vendeu mais de 75 milhões de discos, e cantou na posse de três presidentes americanos — incluindo Barack Obama, em 2009.

Respect

Composta pela lenda do soul e R&B Otis Redding, a canção “Respect” se tonou um hit na versão de Aretha Franklin, em 1967, chegando ao primeiro lugar da lista da Billboard. Se na original de Redding a letra conta a história de um homem desesperado pela mulher, Franklin a transformou em uma música sobre empoderamento, tornando-se um ícone do feminismo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ariana Grande fará show beneficente em Manchester no próximo domingo
Presidentes da Câmara e do Senado declaram apoio a Temer sobre as reformas
https://www.osul.com.br/os-fas-fazem-longas-filas-para-se-despedir-da-rainha-do-soul-aretha-franklin/ Os fãs fazem longas filas para se despedir da rainha do Soul, Aretha Franklin 2018-08-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar