Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 30 de maio de 2017
O trabalhador da iniciativa privada que contribui para a Previdência poderá pedir aposentadoria na página da autarquia na internet a partir de setembro, quando for implantado o INSS Digital. A ferramenta é um dos investimentos do instituto para desafogar o fluxo de atendimento nas agências. Em março, o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Gadelha, chegou a afirmar haveria aposta em novas tecnologias, como aplicativos móveis, visando facilitar a vida dos usuários.
Passo a passo
Ao entrar na página httpps://meu.inss.gov.br, clique no ícone “agende seu atendimento” e, depois, “agendar”. Isso abrirá a página “protocolo de atendimento” e “requerer”, com um espaço em branco e uma seta: ao clicar nela, o segurado tem várias opções de atendimento, dentre elas a “aposentadoria por idade urbana” e a “aposentadoria por tempo de contribuição”.
Selecione qual se encaixa no seu perfil. Logo depois abrirá uma outra aba em que são informados os requisitos para esse tipo de benefício e a opção de enviar os documentos pela internet para o INSS.
De acordo com o site, para digitalizar e mandar documentos existem algumas recomendações como formato do documento, por exemplo. Na aba seguinte, é necessário preencher dados. É nesta tela que aparece a função para anexar documentos. Neste campo todos os documentos digitalizados devem ser anexados. É bem simples: no botão “selecionar” clique em qual arquivo salvo no computador deseja enviar.
Após juntar todos os documentos, clique em avançar. Aparecerá uma página onde todos os dados preenchidos vão aparecer. Avance novamente e, por fim, abrirá a página onde o trabalhador terá o “comprovante de requerimento”.