Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os relógios de alguns celulares foram atrasados mesmo sem horário de verão. Veja como corrigir o problema

Compartilhe esta notícia:

O 5G está presente nas cidades brasileiras com maior número de habitantes. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O relógio de alguns aparelhos de celular do sistema operacional Android foram atrasados automaticamente em uma hora à meia-noite desse domingo (21). Internautas relataram nas redes sociais que acordaram tarde por conta da mudança automática e o termo “horário de Brasília” ficou entre os mais buscados no Google.

Os aparelhos podem não ter a informação para evitar a alteração que seria feita se houvesse horário de verão, que foi cancelado pelo governo de Jair Bolsonaro em 2019. Ele terminaria no dia 21, se ainda estivesse em vigor. Essa alteração automática de horários acontece principalmente em aparelhos com versões anteriores ao Android 10, que foi lançado pelo Google em 2019.

Em novembro passado, usuários já tinham relatado que seus celulares adiantaram o relógio. Isso aconteceu porque, até 2017, o horário do verão começava no mês de outubro. Em 2018, a última vez em que foi adotado, ele começou no 1º domingo de novembro e terminou em fevereiro.

Para corrigir nos nos aparelhos Android, siga essas instruções:

– Toque no ícone “Configurar”;

– Toque na opção “Data e hora”;

– Desmarque a opção “Data e hora automáticas”;

– Configure manualmente a hora correta.

Os aparelhos que não fizerem mudanças no horário já foram atualizados pelos fabricantes, ou então estão seguindo regras enviadas pelas redes das operadoras de telefonia. A mudança no horário de verão brasileiro impacta o banco de dados da Autoridade para Atribuição de Números de Internet (IANA), responsável por passar as informações para os smartphones.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase seis meses, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

No verão seguinte, a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos não consecutivos. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até abril de 2019, quando foi revogado por decreto. O período de vigência do horário de verão era variável, mas, em média, durava 120 dias.

No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países — e atinge cerca de um quarto da população mundial. O horário de verão é adotado em países como Canadá, Austrália, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Mercado de celulares

Os números apontam que o crescimento do mercado de celulares deve ser 11,4% neste ano, maior do que o de 2020 — e 35% das vendas deve ser de modelos com a nova conexão 5G. Ou seja, serão cerca de 535 milhões de smartphones 5G vendidos ao longo deste ano, sendo que em 2020 foram vendidos 213 milhões.

Levando em consideração os padrões de desenvolvimento, o mercado de acessórios para celulares cresce a cada dia, e o setor identifica perspectivas de crescimento futuro.

Os acessórios viraram itens importantes no dia a dia das pessoas, principalmente na pandemia, que trouxe a necessidade de adaptação ao home-office e para isso é preciso preparar estrutura para dar conta do trabalho em casa, das redes sociais com qualidade e com iluminação perfeita, sem contar no tanto de gente que usa o celular como importante ferramenta de trabalho, por exemplo, digital influencer.

É válido apontar que a ascensão do digital influencer ocorre de maneira diretamente proporcional ao aumento do consumo de informação e uso da tecnologia que junto à realidade virtual estão dominando o mundo, e nós somos os reféns, rendidos e entregues com gosto.

“Hoje, quem tem CPF, tem celular. O aparelho deixou de ser somente para ligação, hoje ele é uma ferramenta de trabalho essencial. Conheço fotógrafos profissionais que utilizam aparelho celular, porque a tecnologia envolvida em uma câmera de celular é muito superior ao que nós tínhamos há, sem precisar ir muito longe, dois anos atrás”, diz Pedro Rodrigues sócio proprietário da Me Salva Tudo Para Celulares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

General fala sobre a sua indicação para comandar a Petrobras
A prisão do deputado federal Daniel Silveira demonstra rara unanimidade no Supremo
https://www.osul.com.br/os-relogios-de-alguns-celulares-foram-atrasados-mesmo-sem-horario-de-verao-veja-como-corrigir-o-problema/ Os relógios de alguns celulares foram atrasados mesmo sem horário de verão. Veja como corrigir o problema 2021-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar