Sábado, 15 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Mostly Cloudy

Capa – Caderno 1 Os táxis mais caros do mundo e as dicas para economizar na saída do aeroporto

Compartilhe esta notícia:

É em Tóquio que se gasta mais no trecho entre o aeroporto e o centro. (Foto: Reprodução)

Tóquio é a cidade onde a corrida de táxi entre o aeroporto e o centro é a mais cara no mundo. Milão e Oslo vêm em seguida – a Europa concentra oito das dez cidades onde as tarifas para sair do aeroporto de táxi são as mais altas no planeta. A conclusão é do levantamento Taxi Price Index feito pela plataforma de comercialização de carros Carspring, baseada em Londres (Inglaterra). O estudo levou em conta as tabelas oficiais de preços de táxis de 80 metrópoles servidas por aeroportos internacionais. Os valores referem-se a junho.

O estudo traz a tarifa inicial de cada corrida, o preço por quilômetro e, para permitir comparações, o custo de uma viagem de táxi por 3 quilômetros. Em Tóquio, ir do aeroporto ao centro custa o equivalente a 189,91 dólares (595 reais), enquanto 3 quilômetros custam 15,95 dólares (50 reais).

No Brasil, apenas São Paulo está na lista, bem longe das mais caras. Com a corrida aeroporto-centro custando 22,99 dólares (73 reais), a cidade é a 24ª mais barata entre as 80 pesquisadas, graças à conversão de real para dólar.

O levantamento também permite constatar que é no Cairo, capital do Egito, que se paga menos pela corrida.

A seguir, listamos as dez cidades onde o custo do táxi é mais elevado no mundo. Nelas, indicamos as opções de transporte público para ir do aeroporto ao seu hotel, ou vice-versa, do jeito mais econômico possível.

Tóquio

Contra os salgados 189,91 dólares do táxi, o trem Narita Express custa 1.500 ienes (13 dólares) e leva até 1h30min para chegar às estações centrais de Shibuya e Shinjuku. Para fazer o trajeto em até 50 minutos e descer em Ueno, são 2.470 ienes (22 dólares) no Skyliner. Além do preço mais em conta, os trens escapam dos congestionamentos frequentes na chegada a Tóquio.

Milão

Gasta-se o equivalente a 101 dólares de táxi desde o aeroporto Malpensa até o centro da cidade italiana. O confortável trem Malpensa Express faz o mesmo trajeto em pouco menos de uma hora e deixa o turista em pontos centrais da cidade por algo em torno de 15 dólares.

Oslo

Na capital da Noruega, esqueça os 86,51 dólares entre o aeroporto e o centro. O trem Flytoget (flytoget.no), pelo equivalente a 22,49 dólares, chega à estação central da cidade em 20 minutos. O ônibus Flybussen tem tíquetes a 20 dólares.

Munique

São 81 dólares para ir de táxi do aeroporto ao centro na cidade alemã. Os trens da S-Bahn (10,80 dólares, a cada 10 minutos) e os ônibus da Lufthansa Express (10,50 dólares, a cada 15 minutos) fazem o trajeto em até 45 minutos..

Genebra

Quatro quilômetros separam o centro do aeroporto, trajeto que custa o equivalente a 79 dólares se for feito de táxi, mas pode sair por 3,10 dólares de trem – em apenas 6 minutos. Há partidas a cada 12 minutos.

Nice

São 6 quilômetros e cerca de 72 dólares de táxi do aeroporto ao centro da cidade francesa. De ônibus, o itinerário custa 1,50 dólar – pegue a linha 23.

Londres

Sair do enorme e movimentado aeroporto Heathrow sem gastar 55 libras de táxi (cerca de 72 dólares) não tem segredo: vá de metrô. A linha Piccadilly está conectada aos terminais 2 a 5, faz a viagem em menos de uma hora e custa 6 libras (8 dólares). Alternativa mais veloz é o trem Heathrow Express – são 15 minutos até a estação Paddington, por 22 libras (28 dólares).

Nova York

Do aeroporto JFK a Manhattan de táxi gasta-se 71,18 dólares. O transporte público sai bem mais em conta: no aeroporto, você pega o AirTrain (7,75 dólares) e vai até a estação Jamaica; ali, paga mais 5,50 dólares para passar ao sistema de metrô de Nova York.

Stuttgart

Em 27 minutos o metrô faz o trajeto até a Hauptbahnhof, a estação central da cidade alemã. O preço é definido pelo número de zonas que se atravessa; para ir ao centro, compre 4 zonas, por 5,74 dólares. O táxi sai por 71,16 dólares.

Zurique

Custa 70 dólares a corrida do aeroporto ao centro da maior cidade da Suíça. O trem percorre os 10 quilômetros por cerca de 7 dólares

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

O ministro da Fazenda diz que a Eletrobras pode ser privatizada até o ano que vem
A empreiteira Odebrecht quer punir os responsáveis pelo vazamento sobre a doação feita ao presidente da Venezuela
Deixe seu comentário
Pode te interessar