Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os três anos da Operação Lava-Jato e o maior escândalo de corrupção do País

Compartilhe esta notícia:

Até o momento, operação registrou 179 prisões. (Foto: Agência Brasil)

Neste momento em que a Lava-Jato completa três anos de investigação, fica difícil escapar do chavão de dizer que se trata do maior escândalo de corrupção do País. Mas é preciso reconhecer que este escândalo não atingiu só o PT, como se viu nos dois primeiros anos de investigação.

Se espalhou por muitos outros partidos e, hoje, atinge ministros importantes do governo do PMDB e, também, a cúpula do Legislativo. E por isso é a maior investigação sobre políticos que já se viu no Brasil.

Porém, no caso do PT, as investigações mostraram coisas nunca antes vistas: o ministro da Fazenda no papel de arrecadador de recursos para o partido – o que levou dois ministros da Fazenda na era petista, Antonio Palocci e Guido Mantega, à condição de investigados. Palocci está preso e Mantega é apontado como importante operador do esquema.

Outra novidade da Lava-Jato, e talvez a principal descoberta nesta investigação, foi identificar casos de financiamento de campanha com declaração oficial, mas com o dinheiro vindo de corrupção, pelo superfaturamento de uma obra – o que, para os investigadores, significa não só crime de corrupção, mas também o uso da Justiça Eleitoral para a prática do crime de lavagem de dinheiro.

A Lava-Jato introduziu a delação premiada como um dos principais trunfos nas investigações do Judiciário. Já prevista em lei, a delação que criou a figura do “réu colaborador” ganhou destaque nas investigações da Lava-Jato e permitiu desvendar um esquema de corrupção que permitiu a recuperação de R$ 10 bilhões aos cofres do governo. A partir de agora, a delação premiada será um instrumento a ser utilizado pelo Judiciário de forma definitiva. (Cristina Lôbo/AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Agentes federais são investigados por fazer selfies com neto de Donald Trump
O Brasil já registra 822 casos confirmados de sarampo
https://www.osul.com.br/os-tres-anos-da-operacao-lava-jato-e-o-maior-escandalo-de-corrupcao-pais/ Os três anos da Operação Lava-Jato e o maior escândalo de corrupção do País 2017-03-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar