Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Ospa realiza concerto com repertório para sopros e percussão

Compartilhe esta notícia:

Maestro Marcelo Jardim, diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ, conduz o concerto. (foto: divulgação)

No primeiro concerto de sua história realizado no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta repertório especial para diferentes formações de sopros e percussão.

Na terça-feira (4), às 20h30, os músicos interpretam obras emblemáticas do século 20 para esses instrumentos, e peças mais contemporâneas, incluindo a estreia mundial de uma composição do brasileiro Sérgio di Sabbato. A regência é de Marcelo Jardim, diretor musical da Orquestra de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro que vem pela primeira vez a Porto Alegre para conduzir um concerto. A entrada é franca.

A primeira obra conduzida pelo regente junto à Ospa é “Fanfarra”, escrita em 2007 por Rafael Bezerra, compositor carioca nascido em 1979. Na sequência, um nome consagrado é revisitado:Igor Stravinsky (1882-1971). O “Octeto para instrumentos de sopro” do russo, que a Ospa executa, foi finalizado em 1923.

A produção do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999) é contemplada através da interpretação de “Adagio para sopros”, de 1966. Ela é seguida por “Toccata”, obra do mexicano Carlos Chaves (1899-1978) composta para instrumentos de percussão a partir de encomenda de John Cage, estreada em 1948.

O público retorna à música composta no Brasil com “Brasiliana” (Symphony for Chamber Winds), composição de 1996 de João Guilherme Ripper (1959-). O cânone da música nacional ganha destaque através da “Homenagem a Heitor Villa-Lobos”, de Camargo Guarnieri (1907-1993), obra seguinte do programa.

Para fechar o concerto, a Ospa realiza a estreia mundial de “Noturno – O Canto do Urutau”, de Sérgio di Sabbato (1955-). O maestro Marcelo Jardim conta a história da obra, por ele encomendada: “ela se baseia na lenda amazônica do canto do urutau, pássaro de canto mágico, utilizando as duas notas desse canto”.

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre fica na Rua Sarmento Leite, 245.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Sons da Cidade trará música brasileira com Marco Araujo
Americanos do The Maine trazem turnê para Porto Alegre
https://www.osul.com.br/ospa-realiza-concerto-com-repertorio-para-sopros-e-percussao/ Ospa realiza concerto com repertório para sopros e percussão 2015-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar