Segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Otan convida formalmente Finlândia e Suécia para integrar a aliança militar

Compartilhe esta notícia:

Líderes dos países da Otan estão reunidos em uma cúpula em Madri, na Espanha

Foto: Reprodução/Twitter
Novo conceito estratégico aprovado pelos Países-membros passa a classificar a Rússia como "ameaça mais significativa e direta" . (Foto: Reprodução/Twitter)

Em um passo histórico, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou, nesta quarta-feira (29), que convidou formalmente a Finlândia e a Suécia para fazer parte da aliança militar ocidental.

“Decidimos convidar a Finlândia e a Suécia para se tornarem membros da Otan e concordamos em assinar o Protoclo de Acesso”, anunciou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, em um comunicado durante a cúpula do grupo, que acontece em Madri, na Espanha.

Com o movimento, o provável ingresso dos dois países escandinavos coloca a Otan em uma proximidade territorial sem precedentes com a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Na terça-feira (28), a Turquia, que era contrária à entrada da Finlândia e da Suécia na Otan, mudou de posição e decidiu aceitar que as duas nações também façam parte da aliança, o que destravou as negociações.

A cúpula da Otan reúne, ao longo desta semana, os líderes de todos os membros da aliança, da Finlândia e da Suécia, que comparecem como países convidados. A guerra da Ucrânia é o principal assunto do encontro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

IPVA
Termina nesta quinta o prazo para o licenciamento dos veículos com placas com finais de 1 a 5
Prova em homenagem ao Batalhão Setembrina dos Farrapos reúne os melhores ciclistas do RS
Deixe seu comentário
Pode te interessar