Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Padre francês renuncia após anunciar em missa que será pai

Compartilhe esta notícia:

O padre francês Laurent Jullien de Pommerol pediu perdão aos fiéis. (Foto: Freepik)

O padre francês Laurent Jullien de Pommerol renunciou ao cargo após anunciar durante a celebração de uma missa, no último domingo, que será pai. Em uma carta divulgada, o religioso da paróquia Beata Paulina Jaricot também pediu perdão aos fiéis do bairro Croix-Rousse, localizado na França.

“Entendo que isso possa chocar ou deixar um sentimento de traição. Este processo é uma ruptura muito dolorosa que a honestidade exige. Lamento profundamente a dor que isso causa a cada um de vocês”, disse o padre.

“Peço humildemente o seu perdão, eu mesmo estou chateado com este acontecimento. Abre-se uma nova responsabilidade e para o bem da criança e da sua mãe, não há como fugir de mim. Há algum tempo, experimentei uma grande angústia que não pude ou não sabia como compartilhar. Não deixei aparecer nada porque a sua origem nada tem a ver com a nossa vida paroquial. Essa provação me enfraqueceu muito e alterou meu discernimento”, acrescentou Laurent Jullien.

Segundo o jornal francês Le Figaro, o padre entregou todas as responsabilidades paroquiais ao arcebispo de Lyon, Olivier de Germay. “Como vocês sabem, ao dizerem sim ao chamado do Senhor, os sacerdotes concordam em viver na castidade e renunciam ao casamento. Este compromisso é ao mesmo tempo exigente e belo, permite entregar-se inteiramente ao Senhor para a missão, à imagem de Cristo casto e pobre”, disse o arcebispo.

“Por motivos que não devemos julgar, o pároco da Beata Paulina Jaricot, nosso irmão, afastou-se desta exigência e assumirá a futura paternidade”, emendou o líder religioso. A paróquia Beata Paulina Jaricot será assumida pelo monsenhor Alain Planer.

Este não é o primeiro caso em França. Em 2017, o padre David Gréa abandonou também o sacerdócio após revelar que ia casar, recordou o Le Figaro.

Em 19 de fevereiro de 2017, seus paroquianos souberam de sua escolha de vida através da leitura de uma carta durante a missa por parte do vigário geral da diocese. O Cardeal Barbarin, a quem tinha confiado a sua intenção de se casar, havia lhe pedido para tirar alguns meses de reflexão – de discernimento, como dizem os católicos- longe do dia-a-dia tão saturado da vida de um sacerdote. Ele também havia lhe proibido celebrar a missa a partir daquele momento.

David Gréa acabou se casando pouco depois, acreditando ter suficientemente amadurecido a sua decisão com Magalie, conhecida um ano antes. Desde então, foi afastado de suas funções. Já não era mais padre David, e não podia celebrar missa. É isso que a Igreja, com uma expressão tipicamente clerical, chama de “redução ao estado laical”. As informações são do jornal Extra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Polícia de Praga confirma 15 mortes por ataque a tiros em universidade; o atirador cometeu suicídio
Ex-presidente da Câmara dos Deputados diz que, no formato atual, o Orçamento dificulta as políticas públicas
https://www.osul.com.br/padre-frances-renuncia-apos-anunciar-em-missa-que-sera-pai/ Padre francês renuncia após anunciar em missa que será pai 2023-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar