Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2019
A página oficial do deputado federal Éder Mauro (PSD) foi removida pelo Facebook. O perfil tinha 294.020 curtidas e 333.642 seguidores até quarta-feira (1º).
No último domingo (28), o deputado publicou um vídeo que mostrava um homem sendo baleado dentro de um carro, com a legenda: “Vagabundo foi assaltar no McDonald’s, ganhou um Mc tiro feliz. #ForçaeHonra”. A postagem teve mais de 1,4 mil curtidas.
Em nota, o deputado afirmou que não havia recebido notificação ou qualquer informação oficial do Facebook sobre a remoção da página. Segundo ele, “estão removendo páginas de direita sem explicação”.
O deputado disse ainda que “seguirá firme com a divulgação do seu trabalho nas redes sociais, bem como defendendo as causas as quais acredita, ainda que possa novamente sofrer represália por apresentar os fatos tais como são”.
Porte de arma
O presidente Jair Bolsonaro afirmou acreditar que há “clima” no Brasil para flexibilizar “bastante” o porte de armas de fogo. Bolsonaro ressaltou, contudo, que qualquer mudança na legislação precisa passar pelo Congresso Nacional.
O presidente disse também que não incentiva ninguém a atirar em invasores porque, nesses casos, “tem que atirar e ponto final” e anunciou que irá editar na semana que vem um decreto que beneficiará colecionadores de armas, atiradores e caçadores, conhecidos pela sigla CAC.
“A questão do porte de arma de fogo, sua amplitude maior, passa pelo Parlamento brasileiro. E acho que hoje em dia existe clima para você flexibilizar bastante o porte de arma de fogo”, afirmou Bolsonaro em entrevista.
De acordo com o presidente, se alguém invade uma propriedade, o dono deve “descarregar 15 tiros” e não “discutir mais nada”. Bolsonaro acredita que isso irá diminuir as invasões de domicílios. “Não estou estimulando ninguém a atirar em quem entra em casa, não. Ele tem que atirar e ponto final. O cara entrou na sua casa, de noite, você tem que descarregar 15 tiros nele e ponto final. Não tem que discutir mais nada. O que o cara foi fazer na sua casa? Quando isso começar a acontecer, vai acabar a invasão de domicílio.”
Bolsonaro disse que o decreto sobre o CAC será assinado na próxima terça-feira (07). O texto deve flexibilizar as regras de transporte das armas para os integrantes das três categorias. O presidente destacou ainda que irá acrescentar nesse decreto um trecho estabelecendo que a posse de arma de fogo em área rural vale para todo a propriedade.
“Estou botando no meu decreto da próxima terça-feira que a posse de arma de fogo rural vale em todo o perímetro da propriedade, do fazendeiro. Assim como a posse na sua casa vale você ir na piscina com ela, na churrasqueira, andar pelo quintal”, declarou.