Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2015
Integrantes do PAHC (Porto Alegre Health Care) receberam a visita de uma comitiva do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá- PR) para apresentar a estrutura criada pelo grupo formado por quatro grandes hospitais da cidade, SMTUR (Secretaria Municipal da Saúde) e Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) para o desenvolvimento e a estruturação da Capital gaúcha como destino de turismo médico.
Em viagem de trabalho a Porto Alegre, o grupo de sete integrantes das áreas de turismo e saúde do Paraná foram recebidos pelos representantes das instituições de saúde que compõem o PAHC. O Cluster sem fins lucrativos é formado por: Hospital Mãe de Deus, Hospital São Lucas da PUCRS, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, além da SMTUR e Federasul.
Na visita de benchmarking, a comitiva paranaense esteve nos hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento para conhecer as estruturas das instituições e os procedimentos adotados por todo o grupo em prol da capital como destino médico. Houve almoço com integrantes dos demais hospitais, onde foram compartilhadas informações sobre o modelo de governança do PAHC e suas principais atividades.
Propósitos do PAHC
Porto Alegre é reconhecida internacionalmente, no meio acadêmico e profissional, por seus hospitais com capacidade técnica e infraestrutura de excelência, seus médicos de renome internacional em suas especialidades, por suas universidades de medicina e pelos polos de pesquisas avançadas em diversas áreas científicas.
Aliada à tradição na área médica, a cidade traz vantagens quando comparada a outros destinos de turismo médico no Brasil, por ser uma cidade de médio porte, possuir voos diretos e ter facilidade para locomoção. Preços mais atrativos em relação a outros países e cidades do Brasil em serviços como deslocamentos, hospedagem e alimentação também atraem pacientes e acompanhantes.
Desde 2012, o PAHC, com seus hospitais, médicos, governo municipal, instituições empresariais, aliado a uma rede de fornecedores de serviços de saúde, bem-estar e hospitalidade propiciam que Porto Alegre ofereça as melhores condições para receber pacientes de fora da cidade.
Valores como ética, responsabilidade, transparência e qualidade em prol da saúde e das condições necessárias para a receptividade e a permanência de pacientes e familiares são características que unem estas instituições. Além disso, elas dispõem de serviços e departamentos específicos para facilitar a vinda e a estadia de quem busca tratamento na cidade.