Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Paim diz que sistema previdenciário do Brasil não é deficitário

Compartilhe esta notícia:

Senador do PT afirmou que não há déficit no sistema previdenciário do Brasil (Foto: Agência Senado)

O senador do Rio Grande do Sul Paulo Paim (PT) afirmou nesta quarta-feira (3), em Plenário, que o sistema previdenciário do Brasil é viável e que o déficit apontado pelo governo é resultado da má gestão dos recursos arrecadados e de sonegação. Ele é contrário à sugestão do regime de capitalização, um dos principais pontos da reforma da Previdência.

Paim criticou a proposta do governo Bolsonaro e afirmou que a PEC 06/2019 representa uma mudança do sistema de solidariedade, que se baseia na poupança individual de cada cidadão. Baseado nos dados levantados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, onde presidiu no ano passado, o senador destacou que o sistema previdenciário do Brasil não é deficitário. De acordo com ele, o suposto déficit é resultado direto da Desvinculação de Receitas da União (DRU) somado a uma enorme sonegação. “Desde a criação da DRU, a Previdência perdeu R$ 1,5 trilhão”, disse Paim. Já a sonegação soma R$ 450 bilhões, segundo o senador. Com esses valores, a Previdência não seria deficitária, mesmo com o pagamento dos benefícios assegurados pela Seguridade Social, que independem de contribuição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Ladrões assaltam banco e estão em fuga no Litoral Norte
Após prender suspeito, polícia ainda apura o que motivou a morte de advogado na Cidade Baixa
https://www.osul.com.br/paim-diz-que-sistema-previdenciario-do-brasil-nao-e-deficitario/ Paim diz que sistema previdenciário do Brasil não é deficitário 2019-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar