Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Países europeus aceitaram menos de 10% dos 160 mil refugiados que haviam prometido acolher

Compartilhe esta notícia:

Refugiados sírios chegam a ilha grega de Lesbos após deixar a Turquia. (Foto: Reprodução)

Países europeus aceitaram menos de 10% dos 160 mil refugiados que haviam prometido transferir de centros insalubres na Itália e na Grécia, o que levou a Comissão Europeia a alertar que “não irá aceitar mais desculpas”.

Segundo informações do jornal britânico The Guardian, apenas 13.546 realocações foram feitas até hoje – 3.936 da Itália e 9.610 da Grécia -, o que corresponde a 8% do total previsto no acordo feito em 2015 com o qual a UE (União Europeia) se comprometeu.

Apenas dois países, Malta e Finlândia, cumpriram o programa previsto no pacto, que se encerrará em setembro.

Durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas, o chefe de migração do bloco, Dimitris Avramopoulos, alertou que a violação do acordo por parte de Estados membros pode ter rápidas consequências, incluindo enormes multas diárias.

Ele acrescentou que a obrigação dos países de receber refugiados continuará, mesmo após setembro, descrevendo a medida como um “projeto de lei pendente”. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe no País. Professores passam a ser incluídos na campanha
Inflação para o consumidor cai em Porto Alegre e em mais cinco capitais na última semana de fevereiro
Pode te interessar