Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de janeiro de 2020
Os Estados Unidos, que confirmaram neste domingo (26) o terceiro caso de coronavírus importado no país, organizam o retorno de cidadãos americanos e diplomatas da cidade de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus.
Segundo a Embaixada dos norte-americana na China, um voo partirá da cidade com destino a San Francisco, Califórnia, na terça-feira (28).
O avião, com cerca de 230 pessoas, levará diplomatas do consulado dos EUA em Wuhan e suas famílias. Em um comunicado, o serviço de relações exteriores norte-americano disse que cidadãos também poderão embarcar, mas há vagas limitadas.
Os japoneses também serão evacuados. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse no domingo que o país deve organizar um voo para retirar expatriados que vivem em Wuhan. Segundo o mandatário, a ação é coordenada em colaboração com a China.
França, Jordânia e Índia
A ministra da Saúde francesa, Agnès Buzyn, disse que a França enviará um avião para evacuar cidadãos franceses em Wuhan. No sábado (25), a Peugeot informou que vai repatriar funcionários franceses alocados em Wuhan. Segundo um porta-voz da empresa, 38 pessoas serão evacuadas da região com a colaboração de autoridades chinesas e do consulado geral da França na região.
O rei Abdullah II, da Jordânia, destinou uma aeronave para evacuar cidadãos de seu país na China. Segundo a rede de notícias CNN, a ação já foi autorizada pelas autoridades chinesas.
No domingo, o ministro de Relações Exteriores da Índia disse que o país está acompanhando a situação de perto e que mantém contato com indianos residentes na província de Hubei, onde fica Wuhan. Em uma rede social, Raveesh Kumar escreveu que cidadãos indianos recebem apoio do consulado da Índia e que não foram afetados pelos bloqueios.
Wuhan está com o tráfego de veículos suspenso, e diversas cidades da província de Hebei, da qual a cidade faz parte, estão adotando a paralisação do transporte público e admitem a possibilidade de fechar os acessos, para impedir a propagação do coronavírus, o que dificulta a saída de estrangeiros.
Viagens turísticas
A China vai suspender todas as viagens turísticas que partem do país a partir desta segunda-feira (27) para tentar conter o surto de coronavírus. Neste sábado a Associação de Turismo da China anunciou que as viagens em grupo ao exterior estarão suspensas. Segundo a associação, viagens domésticas já estavam sob restrição desde sexta-feira (24).
Os parques de diversões de Hong Kong Disneyland e Ocean Park serão fechados a partir deste domingo (26) para evitar a propagação do vírus. Em Xangai, o governo também anunciou que o parque da Disney ficará fechado. A China está em feriado do Ano Novo Lunar, período em que os parques costumam ficar cheios de turistas.