Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2016
A Feira Internacional da cidade de Soledade, a Exposol 2016, iniciou hoje apresentando uma ampla programação artística e cultural. Neste primeiro dia de evento foi realizada a gravação do programa Pampa Debates, da Rede Pampa de Comunicação, sob comando do vice-presidente Paulo Sérgio Pinto. Entre os convidados, estavam o gestor geral da Aprosol, Hélio Lodi, as soberanas Joana Camargo (rainha), Ingrid Campos (1ª princesa) e Rita Cassiely Chaves (2ª princesa), o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker e o coordenador da feira de joias e pedras preciosas, Gilberto Bortoluzzi.
Durante a gravação foi debatido o desenvolvimento setor de pedras preciosas do estado, que representa mais de 3% das exportações do Brasil. Também foi comentado o entrosamento e participação do poder público para o desenvolvimento das exportações Gaúchas. O Pampa Debates especial na abertura da Exposol será transmitido nesta sexta-feira (29), às 18h.
Abertura da Feira
Entre as autoridades presentes na abertura da Exposol, estiveram o governador do Estado, José Ivo Sartori, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, o gestor geral da Aprosol, Hélio Lodi, a presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, o deputado federal Giovani Cherini, secretários estaduais e demais lideranças regionais e municipais.
O evento contará com 700 expositores distribuídos entre a Feira da Indústria, Comércio e Serviços, Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas, Salão do Automóvel, Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, Feira da Agricultura Familiar, Feira dos Pequenos Animais, Feira de Gado de Corte, Leite e Ovinos e Cavalo Crioulo.
Informações para visitantes
O público terá acesso gratuito ao Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, localizado na Av. Júlio de Castilhos, 3743, até o dia 1º de maio. Os visitantes pagarão somente o estacionamento, que custará 10 reais. A expectativa da organização é receber um público próximo de 120 mil pessoas e de movimentar 40 milhões de reais em volume de negócios. Além disso, durante os quatro dias de evento se estima que sejam gerados cinco mil postos de trabalho.
Atividades culturais e de lazer também são oportunizados ao público. No segmento de shows, uma arena coberta com 1.500 metros quadrados foi montada para receber apresentações de artistas consagrados.