Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Primeira reunião de Grupo Interministerial foi realizada nesta semana. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Renovação da frota

O Ministério das Cidades deve utilizar recursos do Novo PAC do governo federal para renovar a frota de transporte público coletivo a partir do próximo ano. Cerca de 2,9 mil ônibus elétricos devem entrar em circulação no Brasil, além de outros 3,3 mil veículos movidos a diferentes fontes de energia.

 

8 de janeiro

O ato alusivo ao primeiro ano dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro deve contar com a participação das principais autoridades dos Três Poderes, em um evento denominado como “Democracia Restaurada”. A celebração será realizada no Salão Negro do Congresso, onde são esperados discursos das lideranças do Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Constituição recuperada

Durante a cerimônia no Congresso, está prevista a entrega simbólica de um exemplar da Constituição Federal de 1988, furtado durante as invasões aos prédios dos Três Poderes. O material, que ficava exposto no Salão Branco do STF, foi recuperado pouco tempo após os ataques golpistas.

 

Restauração suíça

O relógio trazido ao Brasil por Dom João 6º, em 1808, que havia sido danificado durante os atos golpistas no início do ano, foi encaminhado à embaixada da Suíça. Uma cooperação firmada entre o Brasil e o país europeu viabilizará a restauração da peça histórica.

 

Presença confirmada

Mesmo que em período de férias, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve comparecer ao ato alusivo ao 8 de janeiro. Apesar de blindada pelo presidente Lula em 2023, a pasta da líder ministerial segue sendo cobiçada pelo Centrão.

 

Alerta de manifestações

O Ministério da Justiça identificou movimentações nas redes sociais convocando manifestações em diferentes locais do país para o dia 8 de janeiro. Apesar de seguir alerta aos movimentos, o governo identificou baixa adesão aos atos que vêm sendo organizados.

 

Saída voluntária

Os ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, e Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, podem deixar o governo em 2024 para participar das eleições municipais. A saída voluntária deve abrir espaço na Esplanada, o que viabiliza o avanço de negociações dos respectivos ministérios com o Centrão.

 

Benefícios fiscais

O governo federal publicou na sexta-feira a sanção presidencial sobre a lei que iguala a data de vigência dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus à data prevista na Constituição Federal. A partir da medida, a extinção das vantagens tributárias na região deve ocorrer somente em 2074.

 

Retomada do turismo

O Brasil superou pela primeira vez em novembro o número de turistas internacionais no país desde o ano anterior ao início da pandemia da Covid-19. Cerca de 504 mil visitantes do exterior estiveram em cidades brasileiras no último mês, representando um aumento de 7% em relação ao mesmo período em 2019.

 

Prêmio prometido

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a prometer à população de Porto das Pedras (AL) que caso ganhe o prêmio da Mega da Virada, irá dividi-lo com os moradores locais. Após visitar a cidade, na sexta-feira, ele depositou sua aposta no jogo em uma lotérica de Maceió, capital alagoana.

 

Salário da PF

O Ministério da Gestão entrou em acordo com sindicatos da Polícia Federal na última semana para avançar com a recomposição dos salários na corporação. A previsão é de que cinco carreiras da instituição recebam aumento no próximo ano, o qual deve ainda escalonar em 2025 e 2026.

 

Salário da PF II

Para Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, o reajuste salarial da categoria representa uma valorização dos profissionais que não existiu na gestão federal passada. O líder da corporação afirma que no atual governo a instituição retomou seu regular funcionamento, a partir do “compromisso e respeito” do Executivo.

 

Empréstimos autorizados

O Senado Federal autorizou cerca de US$5,5 bilhões em empréstimos internacionais em 2023, aproximadamente 50% a mais do que no ano anterior. As solicitações de financiamento externo foram realizadas por prefeituras, governos estaduais e órgãos relacionados à União.

 

Deficiência reconhecida

O presidente Lula sancionou em dezembro o projeto de lei que reconhece a surdez unilateral como deficiência, garantindo os devidos direitos às pessoas que possuem a condição. O texto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), havia sido vetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mas teve a suspensão derrubada pelo Congresso neste ano.

 

Ampliação de apreensões

O RS apresentou um aumento de 12% em relação ao último ano no número de apreensões pela Polícia Civil e Brigada Militar. No total, cerca de 9 mil armas e 40 toneladas de entorpecentes foram recolhidas pelas forças de segurança, além da prisão de mais de 123 mil pessoas.

 

Apelo à CEEE

O prefeito Sebastião Melo fez um apelo nas redes sociais pedindo atenção da CEEE Equatorial a pontos com falta de luz em Porto Alegre. O líder municipal pediu atenção especial às unidades do DMAE, de modo a garantir o abastecimento de água na Capital durante o feriado de ano novo.

 

Posse no Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente empossará no dia 8 de janeiro os conselheiros tutelares e suplentes eleitos no último pleito em Porto Alegre. No total, 50 titulares assumirão os dez conselhos existentes na Capital, em paralelo à nomeação de cem suplentes.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

2023, o ano-ostentação de Lula com dinheiro público
A ansiedade de final de ano
https://www.osul.com.br/panorama-politico-309/ Panorama Político 2023-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar