Quinta-feira, 30 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Câmara abre processo seletivo para estagiários. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Agendas internas

O presidente Lula deve iniciar nesta semana uma ampla agenda de visitas pelos estados brasileiros, que vem anunciando desde o ano passado. As viagens internas ocorrem após o primeiro ano de mandato ser marcado por diversas saídas para o exterior, as quais foram alvo de críticas da oposição.

Agendas internas II

Além do equilíbrio com as viagens ao exterior no ano passado, as agendas internas de Lula no Brasil possuem relação também com as eleições municipais de 2024. O presidente deve atuar como cabo eleitoral do PT, se encontrando com pré-candidatos da legenda durante as visitas às cidades brasileiras.

Negociações Mercosul-UE

Durante a viagem para a posse do novo presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, nesta segunda-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu com o Alto Representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros, Josep Borrell. O representante brasileiro esteve articulando o avanço do acordo Mercosul-UE, defendendo um trato equilibrado entre as partes.

Convocações da oposição

Flávio Dino deixará o Ministério da Justiça com quase 50 requerimentos de convocação na Câmara dos Deputados para depor sobre assuntos diversos. As solicitações são majoritariamente de parlamentares da oposição, os quais discutiram em diferentes momentos com o líder ministerial, conhecido pelo seu “deboche” e caráter combativo.

Explicações à Câmara

O “erro formal” envolvendo a viagem de assessores da Secretaria-Geral da Presidência a um carnaval fora de época em Aracaju deverá ser explicado pelo líder da pasta, Márcio Macêdo, na Câmara dos Deputados. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa, liderada pela oposição, irá chamar o ministro para apresentar esclarecimentos sobre o episódio.

Processo anunciado

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou nas redes sociais que irá processar pessoas do PT após ter sofrido “ameaça e ataques” por representantes da legenda. Recentemente, a presidente do PL Mulher se envolveu em diferentes episódios de atrito com pessoas ligadas à legenda antagonista do seu partido.

Racha interno

Após o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, declarar elogios à Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro mencionou a possibilidade de “implosão” da legenda. Mesmo que sem citar diretamente o nome do líder partidário, ele disse que na última semana teve problemas com alguém dentro do partido que foi autor de “declarações absurdas”.

Racha interno II

Interlocutores do PL afirmam que apesar da irritação de Bolsonaro sobre as declarações de Costa Neto, ambos já “amenizaram” o atrito. A divulgação do vídeo onde o líder do PL apresenta elogios à Lula é vista por seus aliados como uma tentativa de causar um racha interno no partido, há poucos meses das eleições municipais.

Visita paraguaia

O líder paraguaio Santiago Peña se reuniu nesta segunda-feira com o presidente Lula, no Palácio Itamaraty, para dialogar sobre o preço da energia vendida pela hidrelétrica binacional de Itaipu. Os líderes sul americanos também discutiram sobre a gestão do Mercosul e a crise de segurança pública vivida pelo Equador.

Ajuda ao RJ

Uma comitiva de integrantes do Executivo federal irá ao Rio de Janeiro nesta terça-feira para uma reunião com oito prefeitos de cidades impactadas pelas fortes chuvas do fim de semana. O grupo não contará com a presença do presidente Lula, o qual já conversou por telefone com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de Belford Roxo, Wagner Carneiro.

Mulheres no G20

O Ministério das Mulheres irá presidir um grupo de trabalho no G20 voltado ao debate de políticas públicas para mulheres. O GT inicia suas atividades nesta quarta-feira e deve priorizar pautas relacionadas ao combate da misoginia e da violência contra o público feminino, além de temas sobre justiça climática e igualdade de gênero.

Desenvolvimento urbano

A prefeitura de Porto Alegre publicou nesta segunda-feira o novo calendário do processo eleitoral para a escolha de representantes de entidades interessadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. O colegiado será composto de nove integrantes eleitos no pleito, além de oito escolhidos pela sociedade civil nas Regiões de Planejamento.

Obra de contenção

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta segunda-feira a ordem de início para a obra de contenção de um talude na área verde do Morro Ricaldone, no bairro Moinhos de Vento. A obra, necessária em função das recentes fortes chuvas, será viabilizada com um projeto doado por moradores, orçado em R$1,2 milhão.

Reciclagem nas escolas

A Secretaria de Educação de Porto Alegre concluiu nesta segunda-feira a distribuição de kits de equipamentos para coleta seletiva de resíduos nas escolas da rede municipal. A ação integra o Plano de Logística Sustentável da prefeitura, adotado de forma inédita no Brasil pela Capital no ano passado

Estágio na Câmara

A Câmara de Porto Alegre iniciou nesta segunda-feira um processo seletivo de estagiários dos níveis médio, técnico e superior para atuação na Casa. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de fevereiro e podem ser realizadas através do site do CIEE-RS.

Isenção de ITBI

A Secretaria Municipal da Fazenda emitiu no início deste mês as primeiras isenções do imposto sobre a transmissão de bens imóveis para residências adquiridas através de bônus moradia. Ao todo, 15 casas e apartamentos foram beneficiados pela simplificação do processo, viabilizada através de um decreto no ano passado.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Em debate, aliança MDB, PDT e PT para apoiar Sartori em Caxias do Sul
Lembranças que ficaram (4): Hardy – o PhD mais PhD que conheci
https://www.osul.com.br/panorama-politico-324/ Panorama Político 2024-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar