Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Segurança à paisana

Policiais militares à paisana estiveram infiltrados entre os manifestantes presentes neste domingo no ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista. A ação “disfarçada” foi realizada com o objetivo de identificar e abordar indivíduos com comportamento suspeito.

 

Faixas ausentes

Atendendo a solicitação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a grande maioria dos participantes do ato na Avenida Paulista neste domingo não portavam faixas e cartazes com ataques ao STF, comuns em manifestações passadas. Mesmo com o comportamento mais ponderado, gritos de pedido de impeachment e prisão do presidente Lula ecoaram entre os manifestantes.

 

Discurso breve

Apesar de proibido pelo STF de manter contato com Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, participou neste domingo do ato em defesa do ex-presidente. Em um discurso breve, de cerca de 20 segundos, o líder partidário destacou o apoio dos presentes ao crescimento da legenda e saudou valores comumente defendidos pelos seus integrantes.

 

Exames de rotina

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser submetido a uma nova bateria de exames nesta semana, em São Paulo. Os procedimentos integram a série de análises de rotina realizadas pelo ex-mandatário desde que foi alvo de uma facada, na corrida eleitoral em 2018.

 

Hospedagem irregular

Integrantes do PSOL acionaram o Ministério Público de São Paulo neste domingo em função da hospedagem de Jair Bolsonaro neste final de semana, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Parlamentares da legenda afirmam que a estadia viola a impessoalidade e imparcialidade da gestão pública, e alegam uso indevido de prédio público.

 

Rede de desinformação

A Advocacia-Geral da União determinou a identificação de supostas redes de desinformação que atuaram para espalhar fake news sobre a situação de crianças na Ilha do Marajó. Jorge Messias, líder do órgão, afirma que o governo está empenhado em apurar denúncias sérias, mas destaca a existência de uma rede de “desordem informacional” sobre o local.

 

CPI do Marajó

Deputados da oposição vem articulando a abertura de uma CPI na Câmara para apurar as denúncias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó (PA). Parlamentares contrários ao atual governo vem repercutindo a situação nas redes sociais, resgatando menções feitas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sobre atividades criminosas no local.

 

Estreitando laços

O presidente Lula segue insistindo no estreitamento de laços com governadores de oposição como estratégia de melhoria da governabilidade do Planalto nos estados. Além de auxiliar no avanço de medidas do Executivo nos municípios brasileiros, a aproximação com o outro lado vislumbra desde já um maior apoio nas eleições de 2026.

 

Imunidade tributária

A PEC que amplia a isenção tributária de templos religiosos e outras entidades retorna nesta semana à pauta de discussões da Comissão Especial da Imunidade Tributária da Câmara. Além da expansão dos benefícios fiscais para igrejas, a proposta deve abranger também entidades sindicais, partidárias, de educação e de assistência fiscal sem fins lucrativos.

 

Bicentenário do Senado

O Senado Federal vem preparando uma série de eventos legislativos e culturais para comemorar os 200 anos de sua criação. Ao promover uma extensa agenda incorporada às duas temáticas neste ano, a Casa visa transformar a celebração em uma “oportunidade de fortalecer a cidadania e de valorização da democracia em nosso país”.

 

Sobras eleitorais

O STF retoma nesta semana o julgamento das ações relacionadas à discussão do atual tratamento das “sobras eleitorais” no Legislativo. Os ministros devem analisar a validade dos critérios estabelecidos pelo Congresso para o acesso aos postos restantes de parlamentares na divisão dos espaços entre partidos.

 

Liberdade de consciência

A Comissão de Direitos Humanos do Senado discute nesta segunda-feira, em audiência pública, temas sobre a liberdade de consciência no Brasil. O debate, proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS), deve ser centralizado em ações relacionadas ao direito de liberdade religiosa na realização de concursos e estágios probatórios no serviço público.

 

Isenção e críticas

O governador Eduardo Leite criticou neste domingo o que chama de radicalização dos extremos decorrente de “falas absurdas e comparações inadmissíveis” do presidente Lula e “manifestações descabidas” do ex-presidente Jair Bolsonaro. O líder gaúcho afirma que o atual cenário deixa o Brasil paralisado e dividido, com o povo “espremido numa briga que não é sua”.

 

Transição energética

O governo gaúcho promove nesta semana um certame para a contratação de empresa que prestará serviços de consultoria e assessoria técnica especializada para a elaboração do Plano de Transição Energética Justa para o RS. O projeto integra as ações realizadas pelo Executivo a partir dos compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa assumidos ao lado de órgãos federais, agentes setoriais e da sociedade.

 

Viagem à Colômbia

O prefeito Sebastião Melo embarca nesta quarta-feira para Bogotá, na Colômbia, onde participará de um fórum de discussões sobre Cidades Resilientes e Sustentáveis. A convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, o líder porto-alegrense deve integrar os debates entre autoridades de todo o mundo sobre sustentabilidade, iniciativas e projetos das cidades na área de desenvolvimento urbano.

 

Passagem pelo Rio

Antes de ir para a Colômbia, Sebastião Melo cumpre agendas nesta segunda e terça-feira no Rio de Janeiro, onde conhecerá o Terminal Gentileza, recentemente inaugurado pela prefeitura fluminense. O prefeito de Porto Alegre participa ainda de reuniões com a superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, Ana Costa, e com o vice-presidente de Regulação e Relações Institucionais da Eletrobras, Rodrigo Limp.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Em ato histórico, Jair Bolsonaro propôs a pacificação do País
Notícias da Assembleia Legislativa do RS
https://www.osul.com.br/panorama-politico-367/ Panorama Político 2024-02-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar