Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Há rumores no Planalto de que o líder da petrolífera, Jean Paul Prates, pode ser substituído. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Substituição cogitada

Frente ao descontentamento do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, há rumores no Planalto de que o líder da petrolífera pode ser substituído. Pessoas do entorno do presidente Lula afirmam que o atual chefe do BNDES, Aloizio Mercadante, vem sendo cotado para o comando da estatal.

Saída ironizada

Em resposta aos rumores sobre o potencial desligamento da Petrobras, Jean Paul Prates ironizou a possibilidade nas redes sociais. O líder da estatal compartilhou um “print” de uma mensagem em que, quando questionada sobre a saída do atual líder da petrolífera, uma pessoa responde com detalhes do seu horário de expediente.

Fé no Brasil

Expressões religiosas marcaram o discurso realizado pelo presidente Lula nesta quinta-feira durante o lançamento de uma estação elevatória de água em Ipojuca (PE). As reiteradas menções a “Deus” e a “milagres” durante a fala, ocorrem em paralelo ao lançamento da nova campanha do governo, intitulada “Fé no Brasil”.

Para todos

A partir do alinhamento de campanhas publicitárias de diferentes setores do governo com o slogan “Fé no Brasil”, o Executivo federal pretende ampliar o estreitamento de laços com o público evangélico. Além do foco religioso, a ação deve tentar passar a impressão de “despolarização”, sugerindo que os avanços positivos do governo são “para todos”.

Brazil Conference

O ministro do STF, Luiz Fux, participa neste sábado de um painel da 10ª edição da Brazil Conference, realizada na universidade de Harvard, nos EUA. O magistrado deve integrar uma discussão sobre o impacto da Inteligência Artificial no Sistema Judiciário Brasileiro.

Notificação de soltura

O deputado Júnior Mano (PL-CE) propôs na Câmara dos Deputados a instalação de um conjunto de procedimentos para notificar vítimas e agentes de segurança sobre a soltura de condenados. O parlamentar atribui o mecanismo à melhora da legislação brasileira sobre a proteção e segurança das vítimas de crimes.

Estratégia de saúde

Alvo de intensas cobranças de parlamentares e até mesmo do governo, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, será ouvida na próxima semana pela Comissão de Saúde da Câmara. A chefe ministerial deve apresentar ao colegiado as principais ações da pasta voltadas à prevenção e combate às arboviroses, com destaque para a dengue.

Busca de desaparecidos

A Comissão de Segurança Pública da Câmara deve avaliar ainda neste ano a condução pelo Poder Executivo da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. A análise do conjunto de ações, criado em 2019, ocorre por sugestão da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), frente à média de 199 pessoas desaparecidas por dia no país.

Fila do SUS

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) anunciou nas redes sociais que chamará no Senado os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Nísia Trindade, da Saúde, para prestar explicações sobre o amplo número de pacientes gaúchos que aguardam procedimentos na fila do SUS. O parlamentar acusa o governo federal de desconsiderar critérios técnicos e distribuir recursos da saúde para “seus amigos”.

Demandas ferroviárias

O vice-governador Gabriel Souza se reuniu nesta quinta-feira com representantes dos governos de Santa Catarina e do Paraná para dialogar sobre a malha ferroviária Sul. As lideranças estaduais defendem uma atuação conjunta para a melhoria das condições das ferrovias da região e devem dar início a uma proposta de estudo sobre as demandas do setor, para apresentá-las ao Ministério dos Transportes.

Demandas ferroviárias II

Gabriel Souza acompanha nesta sexta-feira os representantes dos Executivos catarinense e paranaense em uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. O grupo deve se reunir com o presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia, para tratar sobre a projeção de investimentos e a integração entre portos e ferrovias.

Passagem para POA

Uma comitiva gaúcha liderada pelo secretário estadual do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, se reuniu nesta quinta-feira com o Ministério do Turismo para dialogar sobre a redução no valor de passagens aéreas com destino a Porto Alegre. A discussão, proposta pela Prefeitura de Gramado, surge frente ao aumento de até 62% nos bilhetes em 2023.

Duplicação aprovada

O governador Eduardo Leite comemorou nesta quinta-feira a emissão da licença ambiental para o início das obras de duplicação da RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria. O líder gaúcho garantiu que as obras na rodovia, que funciona como um importante corredor logístico entre a Região Metropolitana e a Região Central do RS, devem iniciar em breve.

Reivindicações da Educação

Servidores da educação estadual, mobilizados pelo Cpers-Sindicato, realizaram nesta quinta-feira uma manifestação em frente ao Palácio Piratini reivindicando a valorização salarial da categoria. No ato, paralelo a um dia de paralisação, os profissionais pediram por reajuste na folha de pagamento e a não retirada das verbas indenizatórias da parcela do completivo dos trabalhadores.

Doação colorada

O Sport Club Internacional oficializou nesta quinta-feira a doação de novas churrasqueiras e banheiros que serão construídos no Parque Marinha do Brasil. As obras, destinadas à concentração de torcedores em dias de jogos e para o lazer da população em geral, devem ser concluídas até o início de julho.

Sistema exportado

O governador goiano Ronaldo Caiado assina nesta sexta-feira, junto ao prefeito Sebastião Melo, um protocolo de intenções para a adoção do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre pelo governo de Goiás. A estrutura reúne três plataformas desenvolvidas pela Procempa, juntamente à Secretaria Municipal de Saúde, voltadas à regulação de consultas, leitos e procedimentos no SUS.

Mensuração da violência

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre deu início aos trabalhos do Comitê Municipal de Prevenção e Atenção às Vítimas de Violência. De caráter consultivo, o grupo deve auxiliar no conhecimento dos indicadores de violência interpessoal na Capital, assim como suas causas e fatores de risco associados.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Conexão Brasil-Israel
Oposição tem votos para convocar Rui Costa a depor
https://www.osul.com.br/panorama-politico-404/ Panorama Político 2024-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar