Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Afronta à pátria

Em meio aos questionamentos de Elon Musk, dono do X, sobre suposta censura promovida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirmou que o Brasil não permitirá que ninguém “afronte nossa pátria”. O líder ministerial destacou que o país não é a selva da impunidade e que “a soberania brasileira não será tutelada pelo poder das plataformas da internet e do modelo de negócio das bigtechs”.

Controle do exterior

O advogado-geral da União, Jorge Messias, tornou a defender a regulamentação das redes sociais após as repercussões da fala de Elon Musk contra o STF. O AGU afirma que a regulação é necessária para impedir que “bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito”.

Ação articulada

Autoridades brasileiras suspeitam que a publicação de Elon Musk, em que acusa o STF de censura, pode ter sido articulada junto ao entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro. Há rumores de que a postagem teria sido planejada no mês passado, quando o filho 03 do ex-mandatário, Eduardo Bolsonaro, viajou aos EUA.

Aproveitando o engajamento

Em resposta às suspeitas de ação conjunta entre Bolsonaro e Musk, aliados do ex-presidente negam que qualquer estratégia do gênero tenha sido articulada. O entorno do ex-mandatário admite que aproveitou a relevância da publicação, mas garante que não houve solicitação de apoio ao dono da plataforma X.

Sem favoritismo

A reunião do presidente Lula com lideranças da CUT, MST e CMP neste final de semana causou descontentamento entre presidentes de centrais sindicais. Alguns sindicatos sugerem que o chefe do Executivo não deve ter favoritismo no diálogo com movimentos sociais e reiteram seu desejo em “conversar de perto” com o líder do Planalto.

Embate incômodo

Em meio ao contexto conturbado envolvendo a Petrobras, o presidente Lula convocou uma reunião com ministros neste domingo para debater a situação da petrolífera. O chefe do Planalto, que deseja resolver o contexto “o mais rápido possível”, tem demonstrado irritação nos bastidores sobre o conflito entre o líder da estatal, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Blindagem continuada

Apesar de seguir cobrando Nísia Trindade por mais resultados no Ministério da Saúde, o presidente Lula segue blindando a ministra na Esplanada. A chefe ministerial segue acompanhando o chefe do Executivo em viagens, de modo a melhorar a imagem da pasta e reduzir a pressão recebida do Legislativo.

Bets contra a corrupção

As empresas de apostas online operantes no Brasil poderão ser incluídas na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O movimento vem sendo articulado pelo Ministério da Fazenda, que deseja que o setor integre o programa elaborado pelos três Poderes.

30 anos do Real

O Banco Central realizará um evento comemorativo no mês de maio em alusão aos 30 anos do lançamento do Plano Real. A celebração, organizada pelo líder da atuarquia, Roberto Campos Neto, contará também com a presença de chefias anteriores da autoridade monetária.

Parceria asiática

Em viagem à Bangladesh, o chanceler brasileiro Mauro Vieira se reuniu neste domingo com o ministro das Relações Exteriores do país asiático, Hasan Mahmud. Os diplomatas trataram de questões bilaterais relacionadas à cooperação científica e tecnológica, além de avanços econômicos para o aumento do intercâmbio comercial.

Cartilha da Vereadora

O Senado lança nesta terça-feira a Cartilha da Vereadora, concentrando orientações sobre a importância de candidaturas femininas para o processo democrático e da defesa dos direitos das mulheres. Produzido em meio às estratégias de equidade de gênero no Legislativo, o material integra um passo a passo da trajetória entre o pleito eleitoral e o eventual mandato parlamentar.

Desenvolvimento regional

A Comissão de Integração Nacional da Câmara recebe nesta quarta-feira o ministro da Integração, Waldez Góes, para apresentar as principais ações de sua pasta. O colegiado deve questionar o chefe ministerial sobre as articulações do órgão para o avanço da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Login integrado

O governo gaúcho anunciou neste domingo a integração do site do IPVA RS com a plataforma GOV.BR. A partir da mudança, usuários que precisarem consultar o valor devido ou gerar o QR Code para pagamento do tributo, deverão utilizar o mesmo login cadastrado no serviço do governo federal.

Legado de inovação

A Associação Comercial de Porto Alegre realiza nesta segunda-feira, no Palácio do Comércio, o painel “South Summit: Legado de 2024 e Desafios para 2025”. O evento reunirá autoridades e lideranças locais para discutir as perspectivas do evento de inovação realizado na Capital e suas contribuições para o ecossistema do RS.

Promoção turística

A prefeitura de Porto Alegre encerra nesta segunda-feira as inscrições para a seleção pública de empreendedores do setor de alimentos e bebidas interessados em uma qualificação voltada à promoção turística. A iniciativa deve oferecer capacitação gratuita para sete selecionados dos setores de microcervejaria, vinícola urbana e churrascaria, voltada à criação de novas experiências turísticas.

Incremento no SAMU

A Secretaria Municipal de Saúde entrega nesta segunda-feira 12 novas ambulâncias do SAMU em Porto Alegre. O incremento na frota integra a atualização de equipamentos realizada pela prefeitura em setores de atendimento de urgência e emergência.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Tensão na energia
Será ele a mosca azul?
https://www.osul.com.br/panorama-politico-407/ Panorama Político 2024-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar