Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Shallow Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Papa Francisco deixou texto inédito com conselho para casais; leia

Compartilhe esta notícia:

O volume, segundo o Vaticano, foi pensado para acompanhar as novas gerações no caminho rumo ao matrimônio cristão.

Foto: Divulgação/Vaticano
O volume, segundo o Vaticano, foi pensado para acompanhar as novas gerações no caminho rumo ao matrimônio cristão. (Foto: Divulgação/Vaticano)

O papa Francisco comparou os relacionamentos de namorados e recém-casados a um tango — a dança de sua terra natal, a Argentina, em um texto inédito que preparou para o livro “Youcat. Amor para sempre”, que será publicado, em breve, pela fundação editora do Catecismo oficial para os jovens da Igreja Católica.

“Não se trata de uma dança passageira, mas de uma aventura que, com incessante encantamento, dura por toda a vida”, escreveu o pontífice no prefácio da publicação, ao confessar, inclusive, ter “dançado muitas vezes” na juventude.

O volume, segundo o Vaticano, foi pensado para acompanhar as novas gerações no caminho rumo ao matrimônio cristão.

Na tradicional dança argentina, escreve o papa, “o bailarino e a bailarina se cortejam, vivem a proximidade e a distância, a sensualidade, a atenção, a disciplina e a dignidade. Alegram-se com o amor e intuem o que pode significar entregar-se por completo”, afirma.

“Quantos casamentos hoje fracassam após três, cinco, sete anos? Não seria melhor, então, evitar a dor, tocar-se apenas como numa dança passageira, aproveitar um ao outro, brincar juntos e depois se separar?”, questiona o pontífice. “Não acreditem nisso!”, responde ele, dirigindo-se aos jovens.

“Acreditem no amor, acreditem em Deus, e acreditem que podem enfrentar a aventura de um amor para a vida inteira. No ser humano reside, de fato, o desejo de ser acolhido sem reservas, e vivenciar isso conduz a um ganho supremo: a vida em plenitude.”

Sobre união conjugal, Francisco, citando as Sagradas Escrituras com a expressão “Uma só carne!”, enfatiza a importância de uma preparação cuidadosa para o matrimônio, destacando que o amor é fundamental para a vida e não deve ser tratado levianamente. “É necessária uma preparação adequada, porque toda a vida se desenvolve através do amor, e com o amor não se brinca.”

Ainda segundo a Santa Sé, no texto, o papa propõe, assim, um “catecumenato”, termo que, na igreja primitiva, indicava “um caminho muitas vezes de vários anos, de aprendizado e de discernimento pessoal.”

“Um percurso que conduz àquela Amoris laetitia — título de sua Exortação Apostólica pós-sinodal — àquela alegria do amor que, passo a passo, com os olhos cheios de encantamento, não deve parar”, acrescenta.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, da segunda-feira 21 de abril. Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dia do Trabalhador: 1º de maio é feriado nacional? Ganha-se em dobro ao trabalhar? Entenda
Jornalista Míriam Leitão é eleita imortal da Academia Brasileira de Letras
https://www.osul.com.br/papa-francisco-deixa-texto-inedito-com-conselho-para-casais-leia/ Papa Francisco deixou texto inédito com conselho para casais; leia 2025-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar