Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Papa Francisco torna obrigatória a denúncia de religiosos em casos de abusos sexuais

Compartilhe esta notícia:

Denúncias ocorreram entre 1995 e 2019; religiosos já haviam sido suspensos por um curto período de tempo e retornaram mais tarde às suas funções. (Foto: Vatican News)

Nesta quinta-feira (9), o Papa Francisco divulgou um decreto em que torna obrigatória a denúncia das suspeitas de casos de abusos sexuais às autoridades eclesiásticas. Além de responsabilizar os religiosos por acobertar casos de abuso, o decreto “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo) abre espaço para que qualquer pessoa possa se queixar diretamente ao Vaticano e determina que todas as dioceses católicas do mundo criem sistemas de notificação simples e acessíveis em um prazo de um ano.

O Papa orienta que os religiosos acolham, escutem e acompanhem vítimas e suas famílias, além de fornecerem assistência médica, espiritual, terapêutica e psicológica, de acordo com cada caso. As investigações, que devem garantir a confidencialidade dos envolvidos, devem durar até 90 dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fique atento! RS tem alerta de chuvas fortes e temporais para esta quinta-feira
Coreia do Norte pode ter feito novo disparo de projétil
https://www.osul.com.br/papa-francisco-torna-obrigatoria-a-denuncia-de-religiosos-em-casos-de-abusos-sexuais/ Papa Francisco torna obrigatória a denúncia de religiosos em casos de abusos sexuais 2019-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar