Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 4 de janeiro de 2026
Pontífice, primeiro americano a liderar a Igreja Católica, pediu respeito aos direitos humanos
Foto: VaticanNewsApós a captura do presidente Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos, o papa Leão XIV disse que a Venezuela deve permanecer um país independente. O pontífice, primeiro papa dos EUA, afirmou que está acompanhando a situação no país com “profunda preocupação”.
“O bem-estar do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre todas as outras considerações e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país”, disse após a oração deste domingo (4) na Praça de São Pedro. Ele ainda pediu respeito pelos direito humanos.
Detido em Nova York
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao centro de detenção em Nova York no fim da noite deste sábado (3), após ser capturado por autoridades dos Estados Unidos. A prisão ocorreu durante a madrugada, em Caracas, de acordo com o governo americano.
Mais cedo, Maduro foi conduzido sob custódia ao escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), onde foi fichado. Um perfil oficial da Casa Branca no X divulgou as imagens do venezuelano escoltado por agentes.
Em entrevista coletiva, o presidente Donald Trump disse que avalia os próximos passos para o país sul-americano. Ele ainda afirmou que os EUA pretendem conduzir o país por meio de um “grupo” que está em formação até uma transição de poder, sem detalhar prazos nem como esse arranjo funcionaria.
Também neste sábado, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou que Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York. Segundo Bondi, o líder venezuelano e a primeira-dama, Cilia Flores — também detida pelas autoridades americanas —, foram formalmente acusados dos seguintes crimes:
Conspiração para narcoterrorismo;
Conspiração para importação de cocaína;
Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;
Conspiração para posse de metralhadoras.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Seu bosto.
Verdade.
Papa até o momento tudo que um papal fala ninguém ouve guerras , drogas ,pobreza tem que agir. Bem que o Vaticano doace seus bilhões em ouro aos famintos do mundo.