Terça-feira, 31 de março de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Papa nomeia pesquisador brasileiro para conselho do Vaticano que trata de desenvolvimento humano

Compartilhe esta notícia:

Carlos Nobre é uma das referências mundiais sobre mudanças climáticas e impactos na Amazônia

Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)

O papa Leão XIV nomeou o pesquisador brasileiro Carlos Nobre como membro do conselho do Vaticano que trata de desenvolvimento humano integral. Nobre é referência global nos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia.

A nomeação aconteceu nesta segunda-feira (30) em um comunicado feito pelo papa. No documento, ele nomeou uma série de pessoas ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que atua como o braço social e humanitário do Vaticano. Sua função principal é promover a pessoa humana em todos os seus aspectos, cuidando de temas que afetam a vida e a dignidade, especialmente dos mais vulneráveis.

Nobre foi o único brasileiro nomeado para o órgão. Nascido em São Paulo, ele é engenheiro eletrônico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e doutor em meteorologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology). Desde o início da sua carreira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 1983, está à frente dos estudos sobre a Amazônia.

Formulou a hipótese da “savanização” da floresta em resposta a desmatamentos e vem estudando como o aquecimento global pode influenciar a floresta tropical. Com o tema, ficou conhecido mundialmente.

Em 2022, Nobre foi eleito membro da Royal Society, a academia nacional de ciências do Reino Unido.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Irã afirma que propostas dos Estados Unidos para o fim da guerra são “fora da realidade e excessivas”
Tumelero e Tintas Renner reforçam parceria em nova fase do Grupo GG10
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
vanderlei stefani
30 de março de 2026 12:20

O Cristianismo sendo atacado em Israel? Quem diria…
O quê os bolsominios farão com as Bandeiras que costumam enrolar no pescoço?

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x