Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Para 94% dos brasileiros, receita dos impostos deveria ser destinada aos pobres

Compartilhe esta notícia:

Além disso, 77% defendem o aumento de tributos para pessoas muito ricas. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A maioria dos brasileiros (86%) acredita que o progresso do Brasil está diretamente ligado à redução da desigualdade econômica entre ricos e pobres. E 94% concordam que a receita com impostos deve ser usada para beneficiar os mais pobres. Além disso, 77% defendem o aumento de tributos para pessoas muito ricas. Esses são alguns dos resultados da segunda edição da pesquisa Oxfam/Datafolha, realizada em fevereiro com dois mil brasileiros, de 130 cidades de todo o Brasil. Ainda de acordo com o estudo, cresceu a percepção sobre discriminação de mulheres e negros no mercado de trabalho.

Segundo a organização internacional, o levantamento indica que a sociedade brasileira percebe os problemas da distribuição de renda no País, mas ainda não compreende o real tamanho das desigualdades brasileiras. Dados do Banco Mundial mostram que a crise levou mais 7,3 milhões de pessoas à pobreza no País. Esses brasileiros passaram a viver com até US$ 5,50 por dia. “Só avançaremos no combate às desigualdades se os temas do racismo, da discriminação de gênero e do respeito à diversidade tiverem a mesma urgência que os temas econômicos e fiscais”, disse Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil.

O presidente do conselho deliberativo da entidade, Oded Grajew, complementou dizendo que há um descompasso entre as percepções da sociedade sobre as desigualdades e a agenda política do País: “É fundamental que os temas sobre a disparidade da renda entre o topo e a base da pirâmide sejam tratados com a mesma urgência dadas às soluções econômicas e fiscais”.

O tema tributação foi outro assunto abordado pelos entrevistados: quatro em cada cinco brasileiros concordam com o aumento dos impostos de pessoas muito ricas para financiar políticas sociais, ante 71% em 2017. Para 94% da amostra, o imposto pago deve beneficiar os mais pobres. Quando questionados sobre as prioridades para a redução das desigualdades, os entrevistados deram uma nota de zero a dez às alternativas propostas: o combate à corrupção ganhou nota de 9,7, e o investimento público em saúde, assim como a maior oferta de emprego e investimento público em educação, tirou a média de 9,6.

Indicadores

Indicadores recentes apontam ritmo de crescimento da economia brasileira “aquém do esperado”, afirmou nesta segunda-feira (08) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.  “Não obstante, a economia brasileira segue em processo de recuperação gradual”, acrescentou ele. De acordo com Campos Neto, diversos choques que atingiram a economia ao longo de 2018 e “produziram efeitos que persistem mesmo após cessados seus impactos diretos”.

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. Em 2018, o PIB brasileiro cresceu 1,1%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais. Entre os fatores que influenciaram esse resultado, está a greve dos caminhoneiros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher é presa em Dubai porque comparou, na internet, a nova mulher do ex-marido com um cavalo
Consumo de verduras, frutas, peixe e grãos integrais está associado à uma vida mais longa
https://www.osul.com.br/para-94-dos-brasileiros-a-receita-dos-impostos-deveria-ser-destinada-aos-pobres/ Para 94% dos brasileiros, receita dos impostos deveria ser destinada aos pobres 2019-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar