Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Para conter a inflação, governo decide zerar imposto de importação de soja e milho

Compartilhe esta notícia:

A redução da alíquota de importação abrange grãos, farelo e óleo de soja

Foto: Jonas Oliveira/Fotos Públicas
Cotação do grão no mercado externo e dólar são alguns dos fatores que vão manter valor do produto elevado, afirmam economistas. (Foto: Jonas Oliveira/Fotos Públicas)

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para soja e milho, informou neste sábado (17) o Ministério da Economia.

A medida visa conter a alta de preços no setor de alimentos, informou o governo. Em setembro, a inflação oficial do País foi de 0,64%, a maior para o mês desde 2003, resultado impulsionado por alimentação e bebidas.

No começo de setembro, o governo já havia zerado, até o fim deste ano, a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado.

No caso da soja, conforme o governo, a redução da alíquota de importação para zero será válida até 15 de janeiro de 2021 e abrangerá grãos, farelo e óleo de soja.

Até então, a alíquota de importação era de 8% para grãos, 6% para farelo e 10% para óleo de soja.

Já o milho foi incluído na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum, com redução de 8% para zero, válida até 31 de março de 2021.

O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, e a desvalorização do real nos últimos meses, que torna os produtos brasileiros mais baratos, tem estimulado ainda mais as vendas externas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

94% dos gaúchos que contraíram o coronavírus já estão recuperados
“A liberdade é o bem maior de uma nação, maior até do que a própria vida”, diz Bolsonaro
https://www.osul.com.br/para-conter-a-inflacao-governo-decide-zerar-imposto-de-importacao-de-soja-e-milho/ Para conter a inflação, governo decide zerar imposto de importação de soja e milho 2020-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar