Quarta-feira, 16 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Para conter refugiados, países da União Europeia adotam práticas condenadas pela ONU

Compartilhe esta notícia:

A maioria chegou por mar na Grécia (Foto: Petros Giannakouris/AFP)

No esforço de conter o maior fluxo de refugiados na Europa desde os anos 1940, governos de diversos países têm adotado medidas denunciadas por entidades de direitos humanos como violações que lembram práticas adotadas na Segunda Guerra Mundial. Braceletes de identificação, vagões especiais para refugiados, camburões, grades, arame farpado e a violência fazem parte do trajeto de milhares de pessoas fugindo de conflitos em seus países.

Na Sérvia, apesar da existência de um sistema de transporte público entre a região de fronteira e cidades na Hungria, as autoridades optaram por suspender os serviços. No seu lugar, abriram uma linha de ferro desativada para permitir que os refugiados possam chegar à Hungria caminhando. Quem chega ao outro lado da fronteira se depara com uma estrutura repressiva. Com luvas, máscaras sanitárias, capacetes e escudos, os policiais húngaros fazem um cordão para impedir a passagem dos refugiados. A partir de Budapeste, milhares pegaram trens em direção à Áustria e à Alemanha. Mas, ali também, as medidas constrangem os defensores de direitos humanos. Apesar de todos comprarem passagens, o embarque é separado.

Naufrágio

Ao menos 34 pessoas morreram nesse domingo na costa da Grécia após novo naufrágio. O barco transportava mais de cem pessoas, incluindo crianças, quando afundou na ilha de Farmakonisi. É o terceiro naufrágio com mortos durante o fim de semana na região.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Dilma amplia previsão de cortes para 20 bilhões de reais, mas resiste a vetar reajuste de servidores
Enviado da ONU apela por respeito a locais sagrados em Jerusalém
https://www.osul.com.br/para-conter-refugiados-paises-da-uniao-europeia-adotam-praticas-condenadas-pela-onu/ Para conter refugiados, países da União Europeia adotam práticas condenadas pela ONU 2015-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar