Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Para haver impeachment, é necessário um “atentado” à Constituição, afirma advogado-geral da União

Compartilhe esta notícia:

Cardozo voltou a dizer que o processo é um "golpe" (Foto: Reprodução)

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta sexta-feira (29), na comissão especial do impeachment no Senado, que para ocorrer o impedimento é necessário um haver “atentado” à Constituição, o que, segundo o ministro, não aconteceu durante o governo de Dilma Rousseff. “Para que exista impeachment, é necessário que nós tenhamos um atentado à Constituição, portanto uma situação de gravidade extrema por parte do presidente. Tem que ser um atentado doloso”, sustentou Cardozo.

Ele também destacou que, sem que haja a afronta grave à Constituição, o processo de impeachment é um “golpe”. “Não há crime de responsabilidade […] Em se consumando [o impeachment] nesses moldes, haverá golpe”, afirmou.  Cardozo também classificou como “nulo” o processo enviado pela Câmara ao Senado. Para ele, vários parlamentares, que em um processo de impeachment têm papel de juiz, declararam a posição antes da votação, o que configura um “pré-julgamento”.

“Parlamentares têm papel de juiz e não podem declarar seus votos. Na Câmara, havia painel diário com votos no jornal. Indica pré-julgamento. Se fosse um processo político, não haveria problema, mas em um processo jurídico-político há problema”, argumentou Cardozo. (AG) 

Assista ao vivo à sessão da comissão:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Submarino desaparecido na Argentina fazia espionagens, admite governo
Morte de preso em briga expõe superlotação no presídio de Alegrete
https://www.osul.com.br/para-haver-impeachment-e-necessario-um-atentado-a-constituicao-afirma-advogado-geral-da-uniao/ Para haver impeachment, é necessário um “atentado” à Constituição, afirma advogado-geral da União 2016-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar