Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de maio de 2016
Em novas gravações reveladas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o ex-presidente José Sarney afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se arrependeu de escolher sua então ministra Dilma Rousseff como sucessora no Palácio do Planalto.
Embora o líder petista não seja citado nominalmente no diálogo, os investigadores têm certeza de que ele é o objeto da conversa. “O que eu ia contar era isso, ele me disse que o único arrependimento que tem é o de ter eleito a Dilma”, relata Sarney. “Foi o único erro e o mais grave de todos.”
A conversa também mostra Machado mencionando “ajuda” a diversos políticos, incluindo o próprio Sarney. “Mais alguém sabe que você me ajudou?”, pergunta Sarney. “Não, ninguém sabe, presidente”, assegura Machado. Com base no áudio, no entanto, não seria possível determinar o tipo de ajuda em questão.
Instituto Lula
Em nota, o Instituto Lula repudiou o material. “É simplesmente nojenta a divulgação de conversas armadas com a clara intenção de comprometer o ex-presidente Lula em ilícitos dos quais ele não participou”, ressaltou. “Esse vazamento ilegal é mais uma evidência de que o Ministério Público Federal não encontrou um fiapo de prova contra Lula.” (AE)