Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de setembro de 2015
Mais da metade das crianças do terceiro ano do ensino fundamental têm dificuldades para fazer contas. De acordo com os dados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), divulgada na quinta-feira pelo governo federal, 57% dos alunos mostraram um nível inadequado de aprendizagem.
“Em todas as faixas é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, disse o ministro da Educação, Renato Janine. Para a avaliação de matemática, o MEC (Ministério da Educação) dividiu a aprendizagem em quatro níveis, sendo que o primeiro e o segundo são inadequados. “No primeiro, a criança tem apenas o conhecimento que traz de casa. No segundo, ela é capaz de fazer operações, mas muito simples. Nesse momento, se ela não ler vai ter dificuldades com a matemática, já que precisa ler os problemas para entendê-los”, informou o presidente do Instituto Anísio Teixeira, Francisco Soares.
Escrita
O ministro afirmou que o Brasil tem uma alfabetização “insuficiente”. No caso da leitura, 22% das crianças avaliadas mostraram aprendizagem inadequada. “Nesse nível, o aluno sequer lê uma palavra”, afirmou o ministro. A terceira área avaliada foi a escrita, na qual 34% dos alunos têm nível inadequado de conhecimento. “Esses dados são muito preocupantes e exigem medidas urgentes”, disse Janine.