Domingo, 13 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 12 de setembro de 2026
As declarações foram dadas durante comício em Curitiba (PR)
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (12) que é preciso que a economia brasileira cresça para gerar empregos no país. E acrescentou que, para isso, é necessário o governo invista e pare “com essa babaquice de fazer superávit”. As declarações foram dadas durante comício em Curitiba (PR).
“Pra gerar emprego, a economia tem que crescer, e pra economia crescer, o governo tem que investir. E pro governo investir, é preciso parar com essa babaquice de fazer superávit, fazer superávit, de ter controle fiscal. Porque a grande dívida do Brasil é a taxa de juros que nós pagamos, R$ 1,3 trilhão. O restante é investimento”, declarou o presidente.
Analistas têm manifestado reiteradamente a preocupação com a trajetória das contas públicas. Eles avaliam que os reiterados déficits fiscais dos últimos anos pressionam a taxa de juros, e consequentemente, o endividamento público. Para baixar o juro e conter a dívida, cobram um ajuste fiscal mais forte por parte do governo.
Economistas observam que não adianta o governo tentar baixar artificialmente a taxa básica da economia, a Selic, atualmente em 14% ao ano, porque a curva de juros em mercado para prazos mais longos (que servem de base para a venda de títulos públicos) reflete as expectativas dos agentes econômicos para gastos públicos e atividade, entre outros, e, consequentemente, para a inflação.
Diante da disparada da dívida pública e do aumento da desconfiança sobre as contas do governo, os investidores passaram a exigir taxas de juros mais altas para financiar o governo. Isso eleva o custo da chamada rolagem da dívida pública, feita por meio da emissão de títulos pelo Tesouro Nacional.
Lula vinha prometendo saldo positivo
As declarações do presidente contradizem o plano de governo petista para o próximo mandato, protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que promete uma “política fiscal responsável” para impulsionar ainda mais os investimentos produtivos, o crescimento econômico de longo prazo a uma redução sustentada da taxa de juros.
“O resultado fiscal virá, como fizemos até aqui, da retomada do crescimento econômico, do controle do aumento do gasto primário, investindo na melhoria da eficiência e da qualidade do gasto público, da promoção de justiça tributária e do combate aos privilégios e às distorções”, diz o documento.
Também contrariam suas próprias declarações em entrevista à TV Globo, no fim de agosto, quando o presidente garantiu que o país terá superávit e disse que pretende fazer uma “revolução tecnológica” no país em um eventual próximo mandato, com investimentos em inteligência artificial, minerais críticos, terras raras e defesa.
“Eu quero voltar a fazer com que esse país dispute com o mundo rico. Esse país vai ter que ser dono dos minerais críticos, das terras raras. […] É esse o futuro que eu quero para o país e é por isso que eu estou pleiteando o quarto mandato. Eu já acabei com a fome duas vezes. Quando eu voltei agora, esse país estava destruído. O déficit era 2,8%. O último foi 0,8% e, agora, vai ser positivo. Nós vamos fazer superávit”, disse Lula, em agosto.
Juros altos
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, que tem sido destacado para falar em nome da campanha de Lula, repetiu várias vezes nas últimas semanas que o governo buscará retomar a trajetória de superávit nas contas do governo a partir de 2027, se reeleito.
A proposta de orçamento enviada ao Congresso Nacional contempla uma projeção de saldo positivo de R$ 18,6 bilhões – após a previsão do atual mandato inteiro com as contas no vermelho. O objetivo da área econômica é possibilitar um corte da taxa de juros, atualmente em 14% ao ano. Em termos reais, está entre os maiores juros do mundo.
As declarações do ministro da Fazenda, e a proposta de orçamento, abrangem um ajuste das contas do governo em dois pontos do PIB em um eventual novo mandato de Lula, mantendo um ritmo gradual de melhora das contas públicas.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
O Zé pilantra é um “Jênio” na economia…
E o petista abaixo um mestre na burrice..
Tem que parar é com essa babaguice de roubar o dinheiro público e frear a vida de luxo, mordomias e viagens desses políticos vagabundos
Brasil: hora de olhar para ‘espelho’ da extrema-direita na Argentina e no Chile –
Na Argentina, mais de 30 mil empresas fecharam as portas. No Chile, desemprego subiu e crescimento pode ser negativo neste ano…
Brasil: PT = 20 anos de escândalos 🧐 Chega dessa palhaçada!!
Recorde de Recuperações: O país chegou ao segundo trimestre de 2026 com um total acumulado de 6.341 empresas em recuperação judicial, impulsionado por juros elevados. [1] (https://forbes.com.br/forbes-money/2026/09/recuperacoes-judiciais-brasil-juros-dividas-empresas-crise/), [2] (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2026/08/18/no-segundo-trimestre-de-2026-numero-de-empresas-que-pediram-recuperacao-judicial-aumenta-20percent-em-relacao-a-2025.ghtml)Pedidos de Falência: A Serasa Experian indicou que 234 firmas pediram falência apenas entre janeiro e abril de 2026. [1] (https://www.aosfatos.org/noticias/8000-empresas-faliram-brasil-junho/)Inadimplência: O Brasil encerrou abril de 2026 com 9 milhões de empresas com contas em atraso, sendo 8,5 milhões delas micro e pequenas empresas
Gastar mais do que arrecada: essa sempre foi a receita infalível para a falência. Esse discurso apenas tenta justificar a incompetência e a gastança desenfreada por parte daquele que alguns acéfalos insistem em chamar de estadista, mas que, na verdade, está quebrando o país. Quem discorda, experimente se afundar no cheque especial para ver o que acontece. Agora imaginem colocar alguém com esse pensamento por mais quatro anos na presidência da nação.
“As declarações do presidente contradizem o plano de governo petista para o próximo mandato, protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”; escreve aqui o editorial, o entendimento esta exposto, acorda Brasil.
Pesquisas apontam Flávio rachadinha na frente e a Polícia Federal atrás 🤣
É indigesto … Deus nos proteja 🙏🏾
DESGRAÇA de DESgoverno lulopetista PERDULÁRIO, destruidor da responsabilidade fiscal e saqueador do dinheiro público!