Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Parados há três meses: greve deixa um milhão de pessoas sem perícia médica do INSS

Compartilhe esta notícia:

Esquema contava com a participação de servidores do INSS (Foto: Reprodução)

Em 91 dias de greve, os peritos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) já deixaram mais de um milhão de pessoas sem atendimento no País. De acordo com o instituto, esse é o número atualizado de segurados que não conseguem perícia nos postos desde o início da paralisação da categoria, em 4 de setembro.

Em assembleia realizada na quinta-feira, os peritos reafirmaram a greve, que segue sem previsão de encerramento. Enquanto isso, a população sofre na fila do agendamento, com prazo médio de espera em 61 dias, segundo o próprio INSS.

Em 19 de novembro, a Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou liminarmente que o instituto faça perícias em até 15 dias após o agendamento. A determinação acata pedido do MPF (Ministério Público Federal), que ajuizou ação civil pública contra o órgão. Se o prazo não for cumprido, o INSS terá de contratar temporariamente médicos terceirizados.

A determinação foi feita dia 24. Mas como o INSS tem dez dias para recorrer, ainda não foi atendida. Responsável pela ação, a procuradora do MPF Ana Padilha Luciano de Oliveira insiste na urgência. “A população não pode esperar.” A perícia está sendo feita por 30% do efetivo – percentual obrigatório por lei. Mas o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Francisco Eduardo Cardoso, lembra que 95% dos 4.378 servidores da categoria já aderiram à greve. (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Autora de ataque na Califórnia jurou lealdade ao Estado Islâmico
O governo da Malásia acertou com uma empresa norte-americana a retomada das buscas ao avião que desapareceu em 2014, misteriosamente, com 239 pessoas a bordo
https://www.osul.com.br/parados-ha-tres-meses-greve-deixa-um-milhao-sem-pericia-medica-do-inss/ Parados há três meses: greve deixa um milhão de pessoas sem perícia médica do INSS 2015-12-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar