Quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Paraguaios cavam valas para impedir a entrada de brasileiros no país e o governo decreta isolamento total

Compartilhe esta notícia:

Valas estão sendo cavadas na fronteira com Mato Grosso do Sul. Quarentena no país também foi estendida até 12 de abril

Foto: Reprodução de TV
Trincheiras estão sendo cavadas na fronteira com o Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução de TV)

Um movimento comunitário está cavando valas na cidade de Ypejhú, na fronteira com o município sul-mato-grossense de Paranhos. O trabalho começou na sexta-feira (20), e se segundo os moradores, tem objetivo de impedir o acesso de brasileiros, com veículos, ao país que está de quarentena, estendida até o dia 12 de abril.

Em Pedro Juan Caballero, vizinha à brasileira Ponta Porã, moradores colocaram pneus, fitas e tambores para impedir a passagem de veículos e pedestres.

O Exército paraguaio está monitorando a fronteira dos dois países, na região de Pedro Juan Caballero, desde a última quarta-feira (18), quando a fronteira foi oficialmente fechada. De acordo com o governo do Paraguai, só podem entrar no país paraguaios ou residentes.

Primeira morte

O Paraguai registrou a primeira morte do país pelo novo coronavírus, um paciente que estava em tratamento intensivo, segundo informações publicadas na sexta-feira pelo Ministério da Saúde Pública.

“Lamentamos informar a morte de um dos nossos pacientes do coronavírus da Covid-19. Ele estava em terapia intensiva há vários dias”, disse o ministério em comunicado.

O anúncio foi feito pouco depois que o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, anunciar em cadeia nacional a prorrogação da quarentena até 12 de abril, além de outras restrições de tempo para a circulação de pessoas.

No pronunciamento, Abdo Benitez, do partido Colorado, relatou que a medida de isolamento social, até agora restrita à noite, se estende por 24 horas por dia até pelo menos o próximo dia 28. Isso implica em uma circulação mínima nas ruas, exceto em situações de emergência ou de necessidade, como a compra de alimentos e a ida a hospitais ou farmácias.

Estão isentos o pessoal da cadeia produtiva e comercial, agricultura, serviços, trabalhadores da imprensa, transporte público de passageiros e mercadorias, funcionários da administração pública e forças de segurança, entre outras, em medida que será vigiada pela Polícia Nacional e pelos militares.

Quanto à quarentena, como a anterior, que terminaria na próxima quarta-feira (25), a atual mantém a suspensão de eventos de massa, como jogos de futebol, assim como aulas e a programação de teatros e cinemas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Isabella Fiorentino pede desculpas por comprar hidroxicloroquina sem necessidade
Albergue abrigará 205 pessoas em situação de rua em Porto Alegre durante a pandemia do novo coronavírus
Pode te interessar