Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de maio de 2020
Dois cidadãos paraguaios que entraram ilegalmente no Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, no último sábado (16), foram deportados pela Polícia Federal. Os dois estavam em um caminhão que foi parado na aduana pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A PRF estava fiscalizando veículos que passavam pela barreira sanitária quando pararam o caminhão com placas paraguaias e era conduzido por um morador do Paraguai que tem 37 anos.
A Ponte Internacional da Amizade está fechada desde março como medida de proteção contra o novo coronavírus. Somente veículos e pessoas com autorização podem passar.
O motorista disse que os dois paraguaios iriam ajudá-lo na compra de produtos em um mercado de Foz do Iguaçu. Os dois homens foram encaminhados ao setor de imigração da Polícia Federal por infração de medida sanitária preventiva. Depois disso, foram deportados.
A PRF informou que encontrou caixas com cosméticos de origem estrangeira sobre a cama do motorista e em um compartimento que fica acima do para-brisas do caminhão. Conforme a polícia, os produtos não passaram por desembaraço fiscal.
O caminhoneiro, o veículo e as mercadorias foram levados à delegacia da Receita Federal.
Ponte da Amizade
A Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil, que liga Cidade del Leste a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está fechada há dois meses. A decisão foi tomada pelo governo paraguaio, em março. O objetivo é evitar a propagação do novo coronavírus.
Antes da medida, cerca de 100 mil pessoas passavam por dia pela ponte que liga os dois países, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Quem pode passar
Conforme a migração paraguaia da Ponte da Amizade, durante esse período, paraguaios e estrangeiros que moram no país estão proibidos de sair do Paraguai.
As exceções são válidas para turistas sem documento paraguaio, caminhoneiros e veículos com mercadorias, e paraguaios que estejam em tratamento médico no Brasil.
Poderão entrar no Paraguai, segundo a migração do país, os moradores do país. Entretanto, eles terão que ficar em quarentena por 14 dias em casa.
O controle da quarentena, das pessoas que ingressarem, será feito pelo Ministério da Saúde do Paraguai, que irá registrar a entrada de todos no país pela Ponte Internacional da Amizade.
Estrangeiros irregulares
De acordo com a migração do Paraguai, com a nova medida do governo, os brasileiros que estavam irregulares no país vizinho não podem sair. Dependendo da situação, é necessário pagar uma multa equivalente a R$ 210 para que a pessoa possa voltar para Foz do Iguaçu.
“Os brasileiros, a maioria é estudante, que entraram no Paraguai sem registrar sua entrada, ou seja, entraram de forma irregular, agora estão tendo problema para sair. Porque eles não fizeram sua entrada e ao sair se pede a documentação de entrada. Sem ter isso, é gerada uma multa administrativa, de 253 mil guaranis”, disse o chefe de migração do Paraguai, Adrián Mieres, na ocasião do fechamento.