Segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 30 de abril de 2023
Parecer preliminar foi protocolado na última quinta-feira (27) na Câmara dos Deputados
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO parecer preliminar do Projeto de Lei das Fake News foi protocolado na última quinta-feira (27) na Câmara dos Deputados. O texto deve ser votado pelos parlamentares nesta terça-feira (2). O PL é autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).
A proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e estabelece obrigações a serem seguidas por redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca na sinalização e retirada de contas e conteúdos considerados criminosos.
O presidente Republicanos já declarou que os parlamentares da legenda vão votar contra a aprovação, bem como Frente Parlamentar Evangélica, que também apresentou objeção.
O relator do PL das Fake News, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), explicou que retirou do texto final “cada palavra que gerou má interpretação” na bancada evangélica da Câmara.
O deputado explicou que o PL exige das plataformas digitais a produção de muitos relatórios de transparência, e a criação do órgão serviria para acompanhar a análise de risco e a produção desses relatórios.
O relator do texto no Senado, senador Angelo Coronel (PSD-BA), avalia que, uma vez que o texto passe pela Câmara, ele não terá aprovação automática no Senado.
Quem também se pronunciou sobre o PL das Fake News foi a big tech Meta, empresa responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram. Em nota, ela avaliou que o o texto cria um “sistema permanente de vigilância, similar ao de países de regimes antidemocráticos”.
Além disso, aponta conflitos na proposta com outras legislações em vigor referentes à internet.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
O projeto de um deputado comunista e aliado do lulopetismo “cria um sistema permanente de vigilância, similar ao de países de regimes antidemocráticos”.
Tirem as suas conclusões, a Meta já tem a dela…
Isso é uma PIADA, esse PL, diz com todas as letras que o sidadão não tem capacidade de analizar se é VERDADE ou MENTIRA um comentário. Subjuga a capacidade do cidadão, ou seja:
o governo é quem vai dizer o que é certo ou errado em matéria de comunicação. O político que votar a favor do PL não merece o voto do cidadão. Ainda mais vindo de onde vem esse PL. É minha opinião.