Sábado, 03 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Parlamentar italiano pede para que seu país não conceda cidadania a Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

O deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, fez referência ainda aos atos extremistas de domingo em Brasília. (Foto: Reprodução)

O deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, pediu, durante sessão na Câmara na segunda-feira (9), para que o governo do país não conceda cidadania ao ex-presidente Jair Bolsonaro. No dia seguinte, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, por sua vez, afirmou que o brasileiro não fez o pedido.

“Há rumores da imprensa brasileira de que o Jair Bolsonaro, que está atualmente na Flórida, solicitou cidadania italiana. Você sabia que os filhos de Bolsonaro também solicitaram cidadania? Isso seria um grande problema para a república italiana porque diante dos acontecimentos não pode haver incerteza de não dar a cidadania italiana à família Bolsonaro, sobre quem tramitam processos judiciais na Justiça brasileira”, disse o parlamentar.

Em sua fala, Bonelli fez referência ainda aos atos extremistas de domingo, que vandalizaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília: “O governo italiano deve ser claro. Sem cidadania para os filhos de Bolsonaro e para o ex-presidente. Sem cidadania para os golpistas.”

“Penso que é dever da Câmara dos Deputados dar um forte recado de solidariedade às instituições democráticas, ao presidente Lula e ao povo brasileiro”, declarou Bonelli.

O deputado afirmou ainda que aceitar o pedido “seria um grande problema para a República italiana, porque, diante dos acontecimentos ocorridos e que todos nós condenamos, não pode haver incerteza de não dar a cidadania para a família Bolsonaro.”

Em entrevista a Rai Radio 1, na terça-feira, o ministro Antonio Tajani negou que o ex-presidente brasileiro tenha dado início ao processo para obter a segunda cidadania:O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro nunca pediu a cidadania italiana, e também existem as leis. Há pessoas que têm direito a solicitá-la, mas ele não a pediu.”

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores do país europeu confirmou que dois dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, deram entrada na solicitação em meados de 2020. O bisavô de Bolsonarou nasceu em Anguillara, no nordeste da Itália, o que faz no ex-presidente e seus herdeiros elegíveis para a dupla cidadania. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Advocacia-Geral da União deixa de defender Bolsonaro e apoiadores em 21 casos; veja lista
Quem é Anderson Torres e por que o ministro Alexandre de Moraes ordenou a prisão dele
https://www.osul.com.br/parlamentar-italiano-pede-para-que-seu-pais-nao-conceda-cidadania-a-bolsonaro/ Parlamentar italiano pede para que seu país não conceda cidadania a Bolsonaro 2023-01-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar