Domingo, 21 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de setembro de 2025
O Dia de São Vicente de Paulo, comemorado no sábado (27), será especial. (Foto: Larry Silva)
Foto: Larry SilvaA Paróquia São Vicente de Paulo prepara uma grande festa no dia 28 deste mês em alusão aos 70 anos de atuação na comunidade de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O padre José Antônio Heinzmann, pároco responsável espiritualmente pela paróquia, convida a todos para participarem das celebrações. Os preparativos incluem uma novena diária, que iniciou na última quinta (18) e segue até a próxima sexta (26).
O Dia de São Vicente de Paulo, comemorado no sábado (27), será especial. Uma missa com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Cardeal Spengler será celebrada às 17h na Paróquia localizada na rua Papa João XXIII, 316, em Cachoeirinha.
“São Vicente de Paulo é padroeiro da cidade e nos inspira para o olhar caridoso, para sanar a parte material da pessoa que mais precisa mas também oferecer Deus para essa pessoa, por intermédio de um estímulo de viver melhor segundo a vontade de Deus”, disse o coordenador da festa, Pedro Stein.
Já no domingo (28), dia da grande festa, uma missa às 9h terá a celebração da ordenação diaconal de dois jovens como diaconatos permanentes.
“Uma celebração de uma caminhada bonita de um santo que ainda faz história nos tempos de hoje por meio da simplicidade e do olhar caridoso pra aqueles que mais precisam”, frisou Stein.
A programação completa você confere abaixo.
Quem foi São Vicente de Paulo
São Vicente de Paulo nasceu em Pouy, perto da cidade de Dax, no sul da França, aos 24 de abril de 1581; foi batizado no mesmo dia de seu nascimento. Era o terceiro filho do casal João de Paulo (Jean de Paul) e Bertranda de Moras (Bertrande de Moras). Seus pais eram agricultores e muito religiosos. Todos os seis filhos receberam o ensino religioso de sua mãe.
Seus dois irmãos mais velhos ajudavam os pais na lavoura e Vicente cuidava de ovelhas e de porcos. Desde pequeno, demonstrava muita inteligência e grande religiosidade. Em frente à sua casa, em um pé de carvalho, havia um buraco; ele colocou lá uma pequena imagem da Santíssima Virgem, a quem diariamente ajoelhava e fazia uma oração. Diariamente conduzia os animais para melhores pastagens, onde ficava a vigiá-los. Aos domingos ia à aldeia, com seus pais, para assistir à missa e frequentar o catecismo.
Programação
Voltar Todas de Dicas de O Sul