Segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Parque de flores é nova atração da Serra Gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Complexo terá mais de 300 espécies, experiências educacionais e de lazer com ênfase na natureza. (Foto: Mátria Parque de Flores/Divulgação)

Um complexo com 50 hectares dedicado às flores será inaugurado nesta sexta-feira (26) na cidade de São Francisco de Paula, a cerca de 35 minutos de carro de Gramado.

Dentre as atrações mais aguardadas da Serra Gaúcha, o Mátria Parque de Flores está sendo construído há dois anos e tem um acervo inicial de sete milhões de mudas de plantas de 300 espécies diferentes, entre flores ornamentais e árvores. São 30 jardins no total, interligados por um caminho de oito quilômetros de extensão.

O projeto arquitetônico do empreendimento visa a integração com a paisagem natural da Mata Atlântica. Logo na entrada, os visitantes se deparam com uma estrutura de quase dois mil metros quadrados em formato de semicírculo feita de concreto ripado e vidro, que abriga bilheteria, boutique de roupas e acessórios, loja de plantas e artigos de jardinagem e um restaurante de parrilla.

Na sequência, ao adentrar o parque, o ponto central é outra construção à beira do Lago Azul, com deck que avança sobre as águas. Ali ficam um restaurante com pratos típicos gaúchos, sanduíches e opções veganas, uma pizzaria tradicional italiana, uma adega com mais de 400 rótulos e um espaço para piquenique — os visitantes poderão escolher entre fazer a refeição em toalhas estendidas na grama ou em mesas (os valores ainda não foram divulgados). Além disso, aos finais de semana e feriados o espaço receberá apresentações de dança.

O protagonismo, no entanto, é dos jardins. Entre os destaques estão um roseiral com mais de 22 mil mudas e um dos maiores túneis de glicínias do mundo, com 102 metros de extensão.

Só é importante alinhar as expectativas e compreender os ciclos da natureza: as glicínias, por exemplo, só florescem entre o final do inverno e o início da primavera. No restante do ano, o túnel é apenas verde. Há ainda quatro quilômetros de trilhas pela mata com araucárias.

Serviço

O Mátria Parque de Flores fica no quilômetro 68 da rodovia ERS 235, que liga São Francisco de Paula a Canela. Ele funcionará diariamente, das 10h às 18h, e os ingressos podem ser comprados pelo site.

As entradas custarão R$ 119 por adulto, mas idosos, adolescentes de 12 a 16 anos, moradores de São Francisco de Paula, pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes pagam R$ 59,50. Já as crianças de até 11 anos possuem gratuidade.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Fumaça de cigarro pode provocar morte das células dos olhos
Nasa lança com sucesso sonda em missão para alterar rota de asteroide
Deixe seu comentário
Pode te interessar