Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de agosto de 2023
A expectativa é de superar a visitação do ano anterior, com 1,4 milhão de pessoas.
Foto: DivulgaçãoLocalizado na divisa do bairro Praia de Belas com o Centro Histórico de Porto Alegre, o Parque Harmonia recebe entre esta sexta-feira (1º) e o dia 20 de setembro mais uma edição do Acampamento Farroupilha. Os portões serão abertos ao público às 9h, com a expectativa de superar o movimento do ano passado (1,4 milhão de visitantes).
A programação abrange centenas de atrações, como apresentações musicais, bailes e os tradicionais piquetes tradicionalistas. Neste ano são 232 galpões.
Há também um pavilhão dedicado ao artesanato e outros espaços de comércio com lojas, bares, restaurantes e, é claro, churrascarias. Na próxima quinta-feira (7) será acesa a Chama Crioula, que será protegida até o fim do Acampamento.
Trata-se do maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha, e que celebra a Revolução Farroupilha (1835-1845). A organização é da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a concessionária GAM3 Parks (responsável pela gestão do Parque) e com apoio de empresas e entidades. Os detalhes podem ser conferidos no site acampamentofarroupilhapoa.com.br.
Preparativos finais
A organização do Acampamento providenciou nesta quinta-feira os últimos ajustes. O aspecto principal foi a vistoria das condições de segurança contra incêndio.
Divididos em duplas, 12 integrantes Corpo de Bombeiros percorreram as unidades. Todo cuidado é pouco em um local onde predomina o uso de madeira como material construtivo e a presença de fogo é constante – brasas de churrasco etc. Na edição do ano passado, dois piquetes foram consumidos por um incêndio durante a madrugada.
Dentre os itens avaliados para fornecimento do alvará estão medidas de prevenção, existência de saídas de fuga, disponibilidade de extintores de incêndio, instalações de gás e a estrutura física de um modo geral.
“Caso o galpão não esteja de acordo, os piqueteiros são orientados para façam adequações”, explicou a soldado Edna Alves, responsável pelo setor de Comunicação Social da corporação. “Até esta sexta-feira, os problemas devem estar corrigidos.”
Origens do evento
O conceito do Acampamento Farroupilha foi criado junto com o próprio Parque Harmonia, em 1981. Até 1983 não havia exatamente um acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área, então conhecida como “Fazendinha da Harmonia”. O piquete Chimango, da família Carrão, é considerado o pioneiro.
A turma cavalgava até o parque um ou dois dias antes do Desfile de 20 de setembro, fazendo do local uma pousada ou ponto de concentração. Os mais antigos frequentadores do espaço também faziam suas “gauchadas”, bebendo e tocando gaita-ponto e violão, sobretudo nos finais de semana.
Em 1984, a “Fazendinha” passou a ser administrada pela antiga Epatur (empresa pública municipal responsável pelo turismo de Porto Alegre). O galpão que existia na época foi alugado à churrascaria Galpão Crioulo – destruído por um incêndio em outubro de 1986, mas que foi reconstruído com as mesmas características.
O Parque Harmonia sediou em março de 1987 o 1º Acampamento Farroupilha, reunindo diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e entidades similares, embora menores ou de abrangência mais localizada: os Piquetes, que fazem parte do evento até hoje.
(Marcello Campos)