Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Participação das três maiores montadoras no mercado automobilístico brasileiro cai de 70% para 43% em uma década

Compartilhe esta notícia:

A avaliação do governo é de que o Rota 2030 pode ser interpretado como uma alternativa para manter o tratamento diferenciado entre nacionais e importados. (Foto: Banco de Dados)

Mudanças significativas ocorreram no mercado automobilístico brasileiro nos últimos dez anos, além da queda drástica nas vendas em razão da crise econômica. A chegada de novos concorrentes, menor demanda por carros “populares” e maior interesse nos utilitários-esportivos provocaram um troca-troca de postos entre as montadoras que mais vendem no país.

De 2007 para cá, as três maiores fabricantes perderam, juntas, 26,6 pontos de participação no mercado. Há uma década, General Motors, Fiat e Volkswagen detinham 70,2% das vendas de automóveis e comerciais leves, fatia que neste primeiro quadrimestre caiu para 43,6%.

As asiáticas Hyundai, Honda e Toyota, por sua vez, ganharam 17 pontos no período. Metade deles (8,6 pontos) foi capitaneada pela Hyundai, que saiu de uma fatia de 0,8% para 9,4%. O movimento de alta ganhou mais força a partir de 2012, com a instalação de fábrica local.

Entre as três grandes, a Fiat perdeu 12,7 pontos de participação nas vendas deste ano. Perdeu também, em 2016, a liderança de mercado mantida por 11 anos seguidos. A GM, que ganhou o posto, foi a que perdeu menos participação entre as três marcas: 3,6 pontos. A Volkswagen também teve perda significativa, de 10,3 pontos.

O sócio da consultoria PricewaterhouseCoopers, Marcelo Cioffi, ressalta que a chegada de novas marcas normalmente dilui as fatias de mercado e perde quem tem mais participação. No caso das três mais antigas montadoras do país, a perda se acentuou quando as novatas investiram em carros compactos, que é o grosso da produção das tradicionais.

Ao entrar no mercado nacional com o compacto HB20 e mais recentemente com o SUV Creta, a Hyundai também desbancou a Ford da quarta colocação mantida por longo período, embora a diferença entre ambas hoje seja de 0,1 ponto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Os empresários foram punidos ou receberam um prêmio?”, protesta a OAB sobre os benefícios dados aos delatores da JBS
A Câmara dos Deputados já acumula 14 pedidos de impeachment contra Michel Temer
https://www.osul.com.br/participacao-das-tres-maiores-montadoras-no-mercado-automobilistico-brasileiro-cai-de-70-para-43-em-uma-decada/ Participação das três maiores montadoras no mercado automobilístico brasileiro cai de 70% para 43% em uma década 2017-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar