Sábado, 21 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2026
A Acadêmicos de Niterói acabou rebaixada no carnaval carioca.
Foto: Alex Ferro/RioTurO Partido Liberal (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Lula (PT).
O partido pediu a produção de provas sobre o financiamento do desfile com recursos públicos. Embora não peça a cassação de Lula por ora, o PL alega que há “fundados indícios” de “abuso de poder político e econômico” na homenagem ao petista.
“Teve-se a transmutação de um desfile carnavalesco em uma apoteótica peça de marketing político-biográfico e de ataque a opositores”, afirmou a legenda na petição. “É preciso a devida investigação, especialmente considerando a gravidade e a repercussão dos fatos”.
Segundo a legenda, o enredo da Acadêmicos de Niterói não se limitou a contar a trajetória de vida de Lula, promovendo ataques a adversários e fazendo referências a promessas de campanha, como o fim da escala 6 por 1. “Restou claríssima a construção de uma narrativa político-eleitoral de exaltação do mandatário e de grosseiro ataques aos seus concorrentes”, disse o PL.
A Acadêmicos de Niterói acabou rebaixada no carnaval carioca. Antes da representação do PL, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), pré-candidato da legenda para a disputa à Presidência, criticou Lula por “fazer campanha antecipada para ele mesmo”. O desfile foi contestado na Justiça Eleitoral antes do carnaval, mas o TSE permitiu a apresentação, embora tenha alertado para riscos de propaganda eleitoral antecipada.
Outros partidos da oposição, como o Novo, prometeram ingressar com novas ações na Justiça contra o desfile.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Segundo a matéria abaixo, a escola de samba lulopetista recebeu dinheiro público da Embratur e autorização para usar a Lei Rouanet:
https://oantagonista.com.br/brasil/escola-que-homenageou-lula-foi-autorizada-a-bancar-desfile-com-lei-rouanet/
André Mendonça AMORDAÇA a PF para proteger o clã Bolsonaro e pastores da Lagoinha. BLINDAGEM total contra a investigação de fraudes no INSS!
“Terrivelmente inconstitucional”: Mendonça amordaça direção da PF para controlar inquérito
Propaganda eleitoral antecipada com dinheiro público e intolerância religiosa são crimes!
O ciúmes é a falta de ética e honestidade nesse tal PL, dirigido por um mensageiro é extrema. Não se conformaram em perder a eleição pelo ESTADISTA LULA. Essa direita corrupta e golpista não se cansa de mentir, criar fake News é enganar o povo. Parece que os meliantes não estão obtendo muito sucesso na empreitada golpista. DEMOCRACIA. BRASILACIMA DE TUDO E LEIS ACIMA DE TODOS.