Terça-feira, 23 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Passa de 180 o número de mortes na tragédia de Petrópolis, no Rio de Janeiro

Compartilhe esta notícia:

A tragédia provocada pelo temporal do dia 15 de fevereiro pode ser considerada a maior da cidade de Petrópolis. (Foto: GovRJ/Divulgação)

As mortes em Petrópolis causadas pela chuva chegaram a 181. O número foi divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro na segunda-feira (21). O Corpo de Bombeiros Militar do RJ começou a trabalhar direto no município na terça-feira (15), quando a cidade da região serrana do Rio foi atingida por intenso temporal.

Nos dias seguintes, a chuva não tem dado trégua, o que interrompe em vários momentos as operações de busca. O solo encharcado é um risco para novos desabamentos e deslizamentos. Até agora, 24 pessoas foram resgatadas com vida pelos militares.

Alerta

A Secretaria de Defesa Civil fez um alerta de previsão de chuva moderada a forte para os períodos da tarde e noite da segunda-feira e enviou aviso de SMS para a população cadastrada no serviço.

Nesta terça, fecha uma semana em que o município se mantém no Estágio Operacional de Crise, por causa dos acumulados pluviométricos desde o dia 15. “A situação também leva em consideração o elevado número de ocorrências, mais de 1,2 mil até o momento, em função das chuvas registradas na cidade”, informou a Defesa Civil.

De acordo com o órgão, as condições do tempo que favorecem pancadas de chuva levam à equipe de monitoramento emitir novos alertas a qualquer momento. “A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos novos avisos, que podem ser emitidos a qualquer momento. O órgão solicita que os moradores das áreas de risco fiquem atentas às recomendações de mobilização e necessidade de deslocamento, em situação de risco”, recomendou, acrescentando que em caso de emergência, devem usar os telefones 199 da Defesa Civil e 193 do Corpo de Bombeiros.

Desaparecidos

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio, o número de desaparecidos caiu para 104. Os corpos liberados e entregues à funerária passaram de 134 para 138. Os liberados à disposição da funerária, agora são quatro. Mais cedo eram dois. Os corpos liberados e aguardando as famílias para preenchimento de documento de óbito são quarto, antes eram sete.

A tragédia provocada pelas chuvas da última semana em Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio, é a maior da história da cidade. Segundo a prefeitura, a maior catástrofe anterior causada por temporais foi em 1988, com 171 mortes.

No ano passado, apenas uma morte foi contabilizada em decorrência das chuvas. Os dados têm como fontes o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais e a Secretaria de Defesa Civil do município.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Avião da Gol arremete após jatinho se aproximar da pista do aeroporto em Guarulhos sem autorização
De cada 10 cidades brasileiras, sete cancelaram eventos públicos do Carnaval deste ano
https://www.osul.com.br/passa-de-180-o-numero-de-mortes-na-tragedia-de-petropolis-no-rio-de-janeiro/ Passa de 180 o número de mortes na tragédia de Petrópolis, no Rio de Janeiro 2022-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar