Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Pastora transsexual brasileira celebra a primeira missa para LGBTs em Cuba

Compartilhe esta notícia:

Missa para transgêneros em Cuba teve pastora brasileira. (Foto: Reprodução)

Pastoras trassexuais celebraram na última sexta-feira, pela primeira vez, uma missa em Cuba. Uma das pastoras é brasileiras. As outras vêm dos Estados Unidos e do Canadá. O evento inédito foi realizado na cidade de Matanzas, a leste da capital Havana.

A missa foi o último evento de uma conferência de três dias sobre transexualidade e teologia, organizada pela filial cubana da Igreja da Comunidade Metropolitana Internacional, aberta a fiéis LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). A filial foi fundada há quase dois anos pela pastora lésbica Elaine Saralegui, que disse que a conferência incentiva uma maior inclusão de transexuais e mostra que ser trans e cristão não é incompatível.

“Essa noite foi uma noite de celebração da igualdade entre todas as pessoas, marcando uma nova era para Cuba”, disse a pastora brasileira Alexya Salvador. “O amor de Deus é radicalmente inclusivo”, acrescentou.

A conferência aconteceu antes do décimo aniversário da celebração do Dia Mundial contra a homofobia, que será celebrado no próximo final de semana.

Durante décadas, pertencer a uma religião e ser algo que não heterossexual eram motivos de discriminação em Cuba governada por comunistas. Nos primeiros anos após a revolução de 1959, crentes e homossexuais religiosas foram enviados a campos de trabalho “correcional”. A missa para trans mostra uma mudança na ilha.

As pastores trans afirmam que estão impressionados pelo progresso de Cuba em alguns aspectos, como o apoio estatal ao financiamento para a mudança de sexo. Mas, por outro lado, o país está atrás em relação aos outros países da América Latina em outros aspectos, como no casamento gay. (Reuters)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A acusação de assédio a um aluno pela professora de uma universidade nos Estados Unidos fez um grupo de intelectuais sair em defesa dela
Aviões com destino ao Chile tiveram de fazer pousos de emergência devido a ameaças de bomba
https://www.osul.com.br/pastora-transsexual-brasileira-celebra-primeira-missa-para-lgbts-em-cuba/ Pastora transsexual brasileira celebra a primeira missa para LGBTs em Cuba 2017-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar