Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2021

A TV Pampa promove o Fórum Gaúcho do Desenvolvimento Econômico, que irá debater, no dia 10 de setembro, alternativas para o crescimento do estado. O objetivo é proporcionar um debate com a classe empresarial, empreendedores, industrias do agronegócio e com a sociedade sobre temas que influenciam na capacidade de desenvolvimento do estado. A casa da Rede Pampa na Expointer será o palco para compreender a situação da economia gaúcha e dialogar sobre as alternativas mais próximas da realidade.
Na semana passada, uma medida importante foi aprovada em segundo turno, pela Assembleia Legislativa, referente às privatizações. Uma proposta de emenda a constituição retira a obrigatoriedade do plebiscito para a venda de estatais no estado.
A decisão, que teve 35 votos favoráveis, abre o caminho pra privatização de empresas como Corsan, Banrisul e Procergs. O deputado estadual Sérgio Turra é o autor da PEC. A ideia é tornar a privatização menos burocrática.
“Você retirar o plebiscito não significa que automaticamente você está autorizando a privatização. Mas você está permitindo que o governo possa propor e que se discuta exatamente isso, e que não fique em uma antessala que é o plebiscito, discutindo coisas que na verdade, inclusive, nem vem e nem são oportunas para o debate”, destacou o deputado estadual, Sérgio Turra.
Segundo Turra, o Rio Grande do Sul era o único estado brasileiro que ainda exigia plebiscito para desestatização. “Nós vimos agora, recentemente com relação a CEEE, o prejuízo que o plebiscito acaba causando, ele acaba sendo na verdade uma âncora na tomada de decisões importantes. Na CEEE nós discutimos se tinha que ter plebiscito ou não durante cinco anos, e nesse período, a empresa só aumentou a dívida dela de ICMS com o próprio estado e diminuiu seu valor”, comentou o deputado estadual.
Até o momento era necessário realizar uma consulta popular para a venda de estatais. Agora, para que uma empresa seja privatizada, projetos específicos devem ser encaminhados e aprovados no legislativo. Esse será um dos assuntos tratados no Fórum Gaúcho do Desenvolvimento Econômico. E você pode participar dessa discussão. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita no site do Fórum.